segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Sequência didática



Escola Municipal Monteiro Lobato
Professor (a): ______________
Publico alvo: Alunos do 2º ano
Livro: O gato xadrez
Gênero: História
Autora: Bia Vilela
Duração: Uma semana

Sequência didática


Objetivos:
·         Desenvolver capacidades apropriadas ao ciclo através da leitura, oralidade e produção textual bem com o seu uso social no cotidiano;
·         Reconhecer a importância da consciência fonológica para a formação de palavras;
·         Despertar o interesse e o gosto pela leitura;
·         Treinar habilidades para apropriar-se das características do gênero textual historia com rimas.

Justificativa:
Por perceber a necessidade de alfabetizar na perspectiva de letramento, tendo como fonte expiradora para nortear o trabalho o livro O gato xadrez, um livro literário que trabalha rimas desenvolvendo as capacidades referentes ao ciclo inicial da alfabetização.

Capacidades:
·         Aquisição da consciência fonológica;
·         Leitura de palavras e pequenos textos;
·         Localização de informações implícitas no texto;
·         Escrita de palavras.

Habilidades:
·         Identificar sons das sílabas (consciência fonológica e consciência fonêmica);
·         Ler palavras/frases;
·         Ler pequenos textos;
·         Reconhecer as finalidades dos gêneros textuais diversos;
·         Escrever textos;
·         Reconhecer sílabas;
·         Inferir informações em um texto.

Área de conhecimento:

Língua Portuguesa:
·         Leitura, expressão oral;
·         Rima;
·         Formação de palavras: Caça palavras, palavra cruzada, jogo da memória com rimas;
·         Escritas diversas a partir de historia (texto com rimas).

Matemática:
·         Tangram;
·         Linhas retas, curvas;
·         Tabela gráfica.

Ciências:
·         Animais mamíferos;
·         Animais domésticos;
·         Animais vertebrados.

História:
·         Folclore (Superstição do gato preto);
·         O gato e a humanidade.

Procedimentos metodológicos.

Situações didáticas.
Desenvolvimento:

1ª etapa.
·         Atividade de rotina;
·         Atividade de introdução:
·         Apresentação da capa do livro;
·         Caixa surpresa contendo os gatos com a história para que os alunos possam tentar adivinhar, criar todo um clima de curiosidade;

1-    O que vocês que tem dentro desta caixa?
2-    Vocês gostariam de ganhar essa caixa?

·         Assim que descobrirem quem o personagem da história gatos, deixar que os alunos explorem bastante os formatos, cores e ações.

2ª etapa:
·         Convidar alguns alunos para apresentar a história em forma de jogral fazendo a leitura e observando a expressão das rimas. (em anexo)

3ª etapa:
·         Fazer expressão oral da história;
·         De que fala a história lida? Que animal se relaciona com as rimas e as cores?

Desenvolvimento:
Atividade de rotina.

4ª etapa:
·         Afixar alguns cartazes com as rimas da história e fazer releitura;

ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.

 


ERA UMA VEZ
UM GATO XADREZ.
CAIU DA JANELA
E FOI SÓ UMA VEZ.

 


·         Pedir que os alunos comparem as diferentes rimas;
·         Observar as palavras iguais;
·         Quantas rimas aparecem na história?
·         Mostrar a pontuação;
·         Pedir que cada criança retire da caixa surpresa do Gato xadrez uma palavra;
·         Contar quantas palavras tem no texto? Quantas palavras em cada frase?
·         Cada aluno deverá ter uma palavra para encontrar outra que rima com ela;

Exemplo.
Rosa/deliciosa, preto/espeto, xadrez/vez, janela/panela, azul/sul.

·         Chamar atenção para a consciência fonológica, estrutural e as rimas de acordo com as terminações;
·         Propor contagem do número de letras e número de sílabas;
·         A partir daí listar palavras no quadro das rimas trabalhadas;
·         Caça palavras oral, ditar palavra e pedir que encontrem no quadro;
·         Ler a lista com os alunos e pedir para reescrever no caderno;

5ª etapa:
·         Entrega da atividade impressa com o texto faltando algumas palavras para que os alunos completem; (em anexo).
·         Leitura dirigida para que respondam com qual palavra completou;
·         Contar o número de palavras em um verso, espaços, quantas frase ao todo? Quantas sílabas nas palavras ditada pelo professor?

6ª etapa:
·         Remontagem dos cartazes;
·         Colocar os alunos em grupos, distribuir o texto fatiado para que possam montar. (em anexo).

7ª etapa:
·         Analise oral das palavras XADREZ – MAGRELO – BRICOU – PREGUIÇOSO;
·         Formar a palavra com alfabeto móvel;
·         Número de letras na palavra;
·         Nome das letras que formam a palavra/fonema;
·         Letra inicial/fonema inicial;
·         Formar palavras com sílabas móveis;
·         Quantas sílabas?
·         Formar outra palavra a partir do campo semântico e registrar no caderno 1ª sílaba (outras palavras que começam pela sílaba), 2ª sílaba (outras palavras que começam pela sílaba) e número de sílabas (quantas vezes abre a boca para falar a palavra?);
·         Organizar com os alunos as palavras estudadas em forma de separação silábica, mostrando que algumas consoantes ficaram juntas e chamamos de encontro consonantal;
·         Leitura das palavras que os alunos formaram.
8ª etapa:
·         Jogo (Brincadeira do gato e rato);
·         Dividir a turma em grupos com cinco pessoas cada, desenhar no um grande quadrado no chão e em cada canto um pequeno quadrado os quais serão as tocas dos ratos, o gato fica no centro, a media que os ratos forem trocar de lugar o gato pode pegar, o rato pego vira gato;
·         Orientar os alunos que a regra do jogo é que cada rato só pode ocupar a toca que estiver vazia;
·         Avaliação da brincadeira.

Esta é uma brincadeira que requer velocidade, muita atenção de todos os participantes.

9ª etapa:
·         Retomar a história O gato xadrez questionando dos alunos o formato em que lhes foram apresentados os gatos? Quais formas? Como se chamam? O que lhe lembram?
·         Apresentar a história do Tangram através do vídeo A lenda do Tangram (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Q-f_25aFtGk acesso em 05/04/2015);
·         Realizar expressão oral sobre a história;
·         Distribuir papel para juntos confeccionarem um Tangram, apresentar o quadrado, os lados e as vértices no papel;
·         Identificar os eixos simétricos e como formar o quebra cabeça com formas similares;
·         Trabalhar o nome de cada forma, quantos lados? Quantas vértices? Após fazer o quebra cabeça quantas partes de cada um formamos?
·         Iniciar conversa falando um pouco sobre geometria;
·         Listar no quadro a presença da geometria no nosso cotidiano, onde podemos perceber o formato de quadrado, triângulo, retângulo, losango e trapézio;
·         Aprofundamento dos temas linhas retas e uso da régua para que tenham medidas exatas;
·         Falar do circulo, do semi circulo que são linhas curvas fechadas e que podemos perceber o formato do circulo;
·         Trabalhar nesse momento de escrita a estrutura e consciência fonológica das palavras;
·         Realizar atividade impressa. (em anexo)

10ª etapa:
·         Momento para sistematização formando o gato utilizando as sete peças do Tangram. Após fazer a contagem, colar e fazer uma produção de texto;
·         Chamar atenção para o titulo do texto, o mesmo precisa de inicio, meio e fim, inicial maiúscula, prestar atenção à conversão ortografia;
·         Leitura do texto individual e exposição no varal;
·         Atividade impressa sobre formas geométrica (em anexo);

11ª etapa:
·         Hora da novidade com uma caixa para a caixa que passa, passa com imagem o animal (gato de brinquedo);
·         Trabalhar tabela e gráfico, questionando sobre os animais que são domésticos ou selvagens? Vertebrado ou invertebrado? Mamífero? Onívoro? (Sempre chamar atenção para o gato);
·         Perguntar aos alunos quem tem um animal de estimação? À medida que os alunos forem falando, registrar na tabela;
·         Quantas crianças têm animais de estimação? Quais são os animais? Quantos são? Após a construção do gráfico de barras, no qual retratará quantos alunos tem animais e quais os animais?
·         O tratamento das informações se dará através da interpretação do gráfico, qual animal preferido? Qual o menos preferido? Quantos a mais? Aparece o gato como animal predileto? Quantos escolheram? Quem não tem um animal e gostaria de ter?
·         Realizar atividade no caderno, se você tem um gato ou outro animal, desenhe e coloque o nome. Caso algum aluno não tenha, imagine como seria o gato que você gostaria de ter;

12ª etapa:
·         Trabalhar os cuidados com os animais, usando o texto “cuidando dos animais”;
·         Quais os cuidados com os gatos? Os nomes comuns dos gatos?
·         Levantamento prévio do assunto se o gato é um animal doméstico ou selvagem? Vertebrado ou invertebrado? Mamífero ou onívoro?
·         Explica a diferença de cada um;
·         Questionar sobre a origem do gato;
·         Informar que o gato geralmente vive quinze anos;
·         Ouvir a música o vira;
·         Diálogo sobre a música;
·         Dobradura do gato com música para dobradura;
·         Produção de frases sobre os cuidados e hábitos de higiene com os animais;
·         Pesquisar sobre as vacinas para os animais, as doenças mais comuns nos animais domésticos e as raças mais comuns dos gatos;
·         Atividade impressa; (em anexo).

Recursos:
·         História;
·         Caixa surpresa;
·         Tangram;
·         Fantoches;
·         Fichas com palavras;
·         Cartolina;
·         Régua;
·         Piloto;
·         Alfabeto móvel;
·         Papel ofício;
·         Cola;
·         Livros;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Notebook;
·         Data show;
·         Música;
·         Vídeo;
·         Papel lustre;
·         E.V. A;
·         Jogo O gato e o rato;
·         Giz;
·         Caderno;
·         Atividade impressa.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma processual e continua à medida que em as atividades sequenciadas forem desenvolvidas com incentivos positivos para que cada aluno conclua sua atividade de leitura, produção de texto, descoberta de novas palavras com interesse e participação no entrelaçamento de vivências significativas em sala de aula de forma a compreender a proposta e o meio.

Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados durante toda a semana pelos alunos que apresentarão o reconto do livro para as outras turmas e suas respectivas famílias. Onde se dará caracterização dos mesmos, alguns explicará os cartazes, outros a produção de texto e das novas rimas, o Tangram, a dobradura dos gatos com ficha de análise (peso, características...).

Referências bibliográficas:
Sites:
http://pt.slideshare.net/Iveline/sequencia-didtica-gato-xadrez  Acesso 04/04/2015
http://despactando.blogspot.com.br/2013/11/recontando-uma-historia-com-tangram.html Acesso 06/04/2015
http://pt.slideshare.net/Iveline/sequencia-didtica-gato-xadrez Acesso 07/04/2015
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://roze.pbworks.com/f/1211035352/Digitalizar0017.jpg&imgrefurl=http://roze.pbworks.com/w/page/8355932/Espa%25C3%25A7o%2520e%2520Forma&h=890&w=1223&tbnid=6v3z-uLdL8DVGM:&zoom=1&docid=4_81MMmCzffTuM&ei=cV0lVca9OsiqNvKngMgJ&tbm=isch&ved=0CB0QMygBMAE Acesso em 07/04/2015
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQN_HlUUYyjtMvHp8Ig1KbQpd4Cn020PXvZJXNDCiPzfB8Ejuadjy-UAXnoWjChju2YCna-f7i73M_h8bRgY35JUi4Dem62lHd9xIlpKOiAZtAWkHAKcU58bPaX8GPCALwJpE74bODYFk/s640/FORMAS.jpg&imgrefurl=http://carinteriordesign.net/atividades/atividades-com-formas-geomtricas.html&h=640&w=443&tbnid=HWvDwt22rZqvhM:&zoom=1&docid=D7wvQObDAFrHZM&itg=1&ei=o14lVbHwKYfigwS1rIPoAg&tbm=isch&ved=0CBQQMygMMAw4rAI Acesso em 07/04/2015
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6-8URernzJyPyAM-uopMNyZDI19FuExWYmS-rzkAB716NI8PeCHwevRK20KKnGVgKh5gq-HMgrUXbLQdzI45Ei2xUV_HP_hrC_3bTVCMxeLkkCR2K6IeX8YTuC7drJmGS5tIHvwn95jY/s1600/16.jpg&imgrefurl=http://educaalpha.blogspot.com/2010/06/formas-geometricas_27.html&h=1600&w=1139&tbnid=Zjg2Ph65x72IAM:&zoom=1&docid=1TquQx7aRjkimM&ei=bV4lVdz_F8yYNrvqgfAB&tbm=isch&ved=0CB0QMygVMBU4yAE Acesso em 07/04/2015
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://dicasmil.com.br/wp-content/uploads/2010/02/atividades-para-educa%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-infantil-Formas-Geom%2525C3%2525A9trica-7.jpg&imgrefurl=http://www.hdwalls.xyz/images/desenho-de-formas-geometricas-4-para-colorir-clique-na-imagem-para&h=800&w=566&tbnid=GXRdiEsAHacTWM:&zoom=1&docid=0kGGqaUkFOzkIM&ei=aF0lVcbiKoekNtXEgKAP&tbm=isch&ved=0CGMQMyguMC4 Acesso em 07/04/2015
http://letras.mus.br/secos-molhados/70264/ Acesso em 07/04/2015

 http://pt.slideshare.net/CidaLondrina/slide-gato-xadrez Acesso em 29/02/2016
Alfabetização Matemática. A escola é nossa Fábio. 2º ano. Vieira, Jackson Ribeiro, Karina Pessôa.


Anexos
















Um comentário: