quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ensino Fundamental: Planos de aula



Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 01/06/2015



Plano de aula: 01


Tema da aula: Brincando com os substantivos.

I – Objetivos:

I. 1 - Geral:

Vivenciar situações de interação através do jogo com palavra na perspectiva do letramento.

I. 2 - Específicos:

·         Diferenciar um substantivo próprio de um substantivo comum;
·         Identificar letra maiúscula e minúscula;
·         Despertar atenção para o uso da letra maiúscula nos substantivos próprios;
·         Reconhecer a origem do nome da cidade de Nova Fátima;
·         Estimular para a leitura e escrita.

II - Disciplinas: Português/História.
III – Conteúdos: Substantivos próprios e comuns/ Origem do nome Nova Fátima.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina: oração espontânea feita por uma aluna (Ana Júlia) seguida do pai nosso. Música como é bom faixa três do cd, Bom dia galera linda;
·         Sortear ajudantes do dia;
·         Chamadinha, calendário, explorar dias da semana, mês e ano;
·         Apresentar a proposta para o estágio;
·         Conversa para postura e posicionamento para canto do Hino Nacional e Hino de Nova Fátima (Em vídeo);
·         Momento para gostar de ler: Leitura da poesia “Lixo de luxo”;
·         Correção da tarefa de casa;
·         Apresentação do cartaz com o texto “Jogo de bola” (Cecília Meireles);
·         Leitura silenciosa, leitura coletiva, explanação sobre o texto, contar com eles os números de linhas, quantas estrofes? Qual o título da poesia? Quem escreveu? Como é a bola de Raul? E a bola de Arabela?
·         Agora a pró vai pedir para vocês relerem o texto e dizer para pró nome de pessoas, os quais serão circulados e nomes de coisas os quais passaremos um traço;
·         Sistematização do assunto substantivos próprios e comuns, exemplificando e mostrando a diferença de um para o outro, chamando atenção para o uso da letra maiúscula na letra inicial dos Substantivos próprios;
·         Abrir a gramática na página 79 questioná-los sobre as imagens se são de nomes próprios ou comuns;
·         Responder na gramática as páginas 80 e 81. Correção;
·         Para melhor fixação do assunto Bingo do Substantivo próprio e comum;
·         Apresentar as regras do jogo e como ocorrerá o desenvolvimento do jogo;
·         Apresentar em forma de cartaz uma lista de substantivos próprios e outra de substantivos comuns;
·         Distribuir cartelas do bingo, fazer leitura das palavras, pedir que das 20 palavras da lista escreva apenas 10 nos espaços da cartela. Após esse processo vamos para o sorteio das palavras, vence quem preencher a cartela primeiro;
·         Momento da conferência;
·         Entrega da premiação;
·         Lanche;
·         Dispor jogos nas mesas para que as crianças brinquem de forma tranquila e harmônica;
·         Explanação sobre o r quando o chamamos de brando ou forte. Quando o mesmo fica entre as vogais. Tem palavras que são começadas por R, outras tem dois R e agora nesta lista a pró vai pedir para nessas palavras apontar e fazer leitura de palavras com r brando. Circular nas palavras;
·         Projeto conhecendo minha cidade Nova Fátima;
·         Conversa sistematizada, testando os conhecimentos prévios dos alunos, quem sabe por que nossa cidade tem esse nome? Que deu? Faz muito tempo? Como se chamava antes de se tornar cidade?
·         Exposição do contexto histórico do nome;
·         Atividade coletiva construção de um acróstico com frases tecendo elogios e acontecimentos da cidade;
·         Leitura coletiva e reescrita no álbum Nova Fátima;
·         Anotações: responder gramática páginas 82, 83, 84 e atividade impressa;
·         Entrega da lembrancinha;
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Livro didático;
·         Papel metro;
·         Cartolina;
·         Papel cartão;
·         E.V. A;
·         Câmara digital;
·         Cd;
·         Lápis;
·         Lousa;
·         Bastão;
·         Fitilho;
·         Pistola;
·         Data show;
·         Notebook;
·         Vídeos;
·         Cartelas;
·         Papel ofício;
·         Botões;
·         Lata;
·         Livro paradidático. Ecologia;
·         Piloto;
·         Quadro;
·         Fita adesiva;
·         Caixas;
·         Impressora;
·         Atividade impressa;
·         Envelopes;
·         Braçadeiras;
·         Velcro;
·         Cola;
·         Apagador;
·         Projeto Nova Fátima.

VI – Avaliação:

Através da oralidade, participação individual e coletiva dos alunos. A avalição se dará de forma contínua através das atividades propostas para a aula. Escrita, leitura, jogos e conversas na perspectiva de letramento.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.youtube.com/watch?v=gOzLQ1X2Xio Acesso em 26/05/2015.
http://wwwpainelcriativo.com.br/2014/0825/como-fazer-lembrancinha-de-anoversario-cata-vento Acesso em 26/05/2015.
http://coordenadordearealpem.blogspot.com.br/2013/07/gincana-do-bingo-substantivo-proprio-e.html Acesso em 26/05/2015
https://www.google.com/search?q=atividade+com+a+poesias+as+meninas&biw=1366&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIrbOvmNr3xgIVzBOQCh3CjgIf#imgrc=oZaAxSmM13zeoM%3A Acesso em 26/05/2015.
http://www.painelcriativo.com.br/2014/08/25/como-fazer-lembrancinha-de-aniversario-canta-vento/ Acesso em 28/05/2015.
https://www.google.com.br/search?q=atividade+substantivos+proprios+e+comuns+2%C2%BA+ano&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=p-HqK6A9RdGpJM%253A%253B400%252FGRA.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fpedagogiaseculoxxi.blogspot.com%252F2011%252F04%252Fatividades-de-substantivos-proprios-e.html%3B400%3B382 Acesso em 26/05/2015.
SOUZA, Joanita Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza - - 3, ed. - - São Paulo Editora do Brasil, 2009.
NORONHA, Maria Eduarda, 1957 – Sistema De Ensino Luz do Saber: Português – 1ª série/ Maria Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares - Recife: Ed. Construir, 2004.
COLEÇÃO Poesias para crianças ecologia criação Ângela Finzetto, textos Evelyn Heine, ilustrações Beto Vechi. Editora Brasileitura.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 02/06/2015


Plano de aula: 02


Tema da aula: Geometria através do Tangram.

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Compreender a geometria de forma dinâmica, trabalhando o raciocínio espacial e analise e comparação das figuras, utilizando-as na realização de atividades lógicas mostrando que a matemática está presente no cotidiano e pode ser divertido aprender.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar o triângulo, o quadrado, o retângulo e o círculo;
·         Verificar a presença das formas nos diversos espaços: escolar, casa e ruas;
·         Trabalhar a geometria com material concreto;
·         Apresentar as figuras planas através do Tangram;
·         Sensibilizar para conhecer a história da sua cidade, reconhecendo-se como parte;
·         Identificar formas geométricas na bandeira municipal.

II – Disciplinas: Matemática/ História.
III – Conteúdos: Formas geométricas planas/ A história do município/ bandeira.
IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina, pai nosso, música Desperta e Eu tenho um aviso;
·         Sortear os ajudantes do dia, chamadinha, calendário. Hino de Nova Fátima canto com postura. Correção da tarefa de casa;
·         Momento para gostar de ler com história contada O gato xadrez utilizando fantoches. Fazer alguns questionamentos sobre a história lembrando que rima;
·         Conversa informal estabelecendo combinados com as professoras estagiarias: Falar sobre o cantinho lúdico;
·         O momento de uso, só após o lanche;
·         O cuidado com o material;
·         A partilha como os colegas;
·         O respeito à vez do outro e outros;
·         Apresentação do tema da aula, questionando-os quais as formas planas, conhecimento prévio dos alunos, na sala tem algumas formas, o que vemos pela cidade que tem forma de triângulo, quadrado, círculo, retângulo e registrar no quadro o que foram falando;
·         Apresentar em slides a história o comboio das formas e fazer exploração oral da história;
·         Explorar os nomes das formas, nas figuras trabalhar a quantidade de lados e vértices;
·         Apresentar como faz o contorno para se fazer um quadrado, retângulo, retângulo e trapézio como uso da régua, pois denomina-se linhas retas, para fazer ou o círculo ou o semicírculo linhas curvas;
·         Atividade no livro páginas 93, 94 e 95;
·         Correção;
·         Mais um pouco de conversa sistematizada. “Agora a professora vai mostrar para vocês outra forma de se trabalhar formas, vamos brincar de formar coisas, mas antes vamos ver o que aconteceu há muito tempo na China;
·         Apresentação do vídeo A lenda do Tangram, trabalhar oralmente a forma inicial do azulejo, o que aconteceu/ Quantas partes se formou? Quantas peças de cada? Lembrando que um quadrado se transforma em cinco triângulos sendo dois grandes, dois pequenos, um médio e um trapézio;
·         Convidar alguns alunos para que venham à mesa, para tentar formar um quadrado usando as sete peças;
·         Solicitar que recortem o seu tangram do anexo do livro e que usando a criatividade montem a sua figura no caderno de desenho e produza uma frase;
·         Leitura e exposição;
·         Para saciar curiosidades vamos ter no cantinho lúdico da hora do recreio tangram, dominó das formas geométricas, pois brincando também se aprende;
·         Lanche;
·         No retorno um pouco de história conhecendo a minha cidade, hoje teremos uma convidada especial para contar história, a vovó Filó já que faz muito tempo que tudo aconteceu;
·         Contação da história pela professora Neilza caracterizada de vovó, exploração da história;
·         Apresentação da Bandeira do município ressaltando as formas nela usada;
·         Atividade escrita álbum Nova Fátima (escrita no quadro com leitura);
·         Anotações: Responder livro de Matemática as páginas 97, 98 e 99. Atividade impressa, Bandeira e significado;
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Tangram em MDF;
·         Fantoche do Gato xadrez;
·         História do Gato xadrez;
·         Cola;
·         Dominó geométrico;
·         Formas geométricas;
·         E.V. A;
·         Caixas;
·         Câmara digital;
·         Vídeo;
·         Borracha;
·         Caderno de desenho;
·         Régua;
·         Lápis de escrever;
·         Piloto;
·         Lousa;
·         Xale;
·         Farinha de trigo;
·         Roupas para idosa;
·         Bolsa;
·         Calçado para idosa;
·         Óculos;
·         Bengala;
·         Livro didático;
·         Computador;
·         Braçadeiras para ajudantes do dia;
·         Impressora;
·         Data show;
·         Braçadeiras;
·         Bandeira;
·         Apagador;
·         Tangram para recorte;
·         Jogo das formas.

VI – Avaliação:

Acontecerá através da participação individual e coletiva, organização, confecção das figuras, produção de frases e leitura. Observando a participação e fixação do assunto considerando a realização das atividades propostas. Organização, confecção das figuras, história criada pelos alunos. Observar a participação de cada criança e os desafios encontrados por elas, considerando a realização das atividades propostas.

VII – Referências:
Sites:
http://despactando.blogspot.com.br/2013/11/recontando-uma-historia-com-tangram.html Acesso 30/05/2015
http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br/Search/label/plano%20de%20 Acesso em 26/05/2015.
http://pt.slideshare.net/celianjos/o-comboio-das-formas Acesso em 26/05/2015.
http://www.youtube.com/watch?v=Q_f25aftGK Acesso em 26/05/2015.

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. A escola é nossa. Fábio Vieira, Jackson Ribeiro, Karina Pessôa. 2º ano.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Caderno 5 Geometria – Alfabetização matemática.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.

Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 03/06/2015


Plano de aula: 03



Tema da aula: O ambiente pede socorro!

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Desenvolver ações voltadas para o cuidado com: O lixo, a água e o ar. Na busca de atitudes conscientes com o meio ambiente.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar os principais problemas ambientais;
·         Estimular as crianças para com os cuidados com o ambiente;
·         Dialogar e criar formas alternativas de ações para cuidar melhor do meio ambiente;
·         Analisar a escola e suas possíveis formas de degradação ambiental;
·         Diferenciar a área rural da área urbana, caracterizando vantagens e desvantagens para o ambiente.

II – Disciplinas: Ciências / Geografia.
III – Conteúdos: Desafios ambientais/ Degradação ambiental na área rural e urbana.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina, oração silenciosa seguida do pai nosso; música Bom dia galera linda, cantar o hino de Nova Fátima;
·         Sortear os ajudantes do dia;
·         Chamadinha, calendário e correção da tarefa de casa;
·         Momento para gostar de ler. Leitura de poesias “Perigo na floresta, É a maior! Pantanal... Uau";
·         Conversa informal sobre a semana do meio ambiente, os cuidados que devemos ter com o meio ambiente sabendo que somos corresponsáveis pelos danos;
·         Música O lixo no lixo, cd faixa 01;
·         Sensibilização com história usando fantoches “O lixo”, explanação sobre a história entendimento dos alunos;
·         Aula explicativa sobre os três “erres” e quanto eles são eficazes na diminuição da degradação ambiental;
·         Visita à cidade vendo os açudes, lixão (solicitar ônibus para um passeio na cidade). As crianças deverão levar caderno para registrar o que veem na área urbana e arredor da zona rural;
·         No retorno escrita zona rural e urbana;
·         Apresentar coletores da coleta seletiva dando a cor para cada tipo de lixo;
·         Listar o que deve ser jogado em cada uma;
·         Cartaz com reálias com tempo de decomposição do lixo no ambiente;
·         Conversa sobre o porquê não ter aula amanhã dia 04/06 e também dia 05/06;
·         Responder atividade impressa interpretação de texto e fazer correção;
·         Anotações: Para casa atividades impressa Ciências e Geografia. Só haverá aula Segunda-feira 08/06. Entrega da lembrancinha meio ambiente (viseira);
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Papel lustre nas cores da coleta seletiva;
·         Caixas de leite;
·         Computador;
·         Impressora;
·         Ônibus escolar para passeio ecológico;
·         História;
·         Fantoches;
·         Cd;
·         Som;
·         Livro didático;
·         Livro paradidático;
·         Caderno;
·         Lápis de escrever;
·         Cola;
·         Fralda descartável;
·         Tecido;
·         Chicle;
·         Apagador;
·         Borracha;
·         Espuma;
·         Isopor;
·         Garrafa pet;
·         Fita adesiva;
·         Piloto para quadro e papel;
·         Atividade impressa;
·         Papel ofício;
·         Sucatas;
·         Braçadeiras;
·         Lousa;
·         Papel metro;
·         Câmara digital.

VI – Avaliação:

Por se tratar de um trabalho que necessita de ações continuas, e estes precisam ser sensibilizados em todos os momentos, na tentativa de mudança de hábitos de uma comunidade. Dar-se-á através do registro, oral e escrito.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.google.com/search?q=tempo+de+decomposi%C3%A7%C3%A3o+dos+materiais&tbm=isch&imgil=0eBkz8WUtFDF6M%253A%253BD_weNbZSxpBgCM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fmfcmamonas.no.comunidades.net%25252Ftabelas-tempo-de-decomposicao-do-lixo&source=iu&pf=m&fir=0eBkz8WUtFDF6M%253A%252CD_weNbZSxpBgCM%252C_&biw=1366&bih=653&usg=__x9l4vXzDliuIpYfTfgJKn7YVJFs%3D#imgrc=0eBkz8WUtFDF6M%3A&usg=__x9l4vXzDliuIpYfTfgJKn7YVJFs%3D Acesso em 02/06/2015.
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html Acesso em 02/06/2015.
http://prefeituradenovafatima.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html Acesso em 02/06/2015.
http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/zona-rural-e-urbana-atividades.html Acesso em 01/06/2015.
http://educacaoinfantilabasedosaber.blogspot.com.br/2010/11/texto-par-apresentação-teatral-com.html Aceso em 31/05/2015.
http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/2012/05/atividades-meio-ambiente.html Acesso em 31/05/2015.
MOTTA, Cristiane. Aprender juntos Ciências ensino fundamental/ Cristiane Motta. – 3 ed. – São Paulo: Edições Sn, 2011 – (Aprender juntos).
CD datas comemorativas, cd III – Junho/ Julho.
CRIAÇÃO. Ângela Finzetto textos: Evelyn Heine ilustrações Beto Vechi coleção poesias para crianças – Ecologia.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 08/06/2015


Plano de aula: 04


Tema da aula: Ele e Ela construindo conhecimento.

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Promover momentos artístico e lúdico de forma a desenvolver a expressão oral, a escrita e a leitura na perspectiva de letramento.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar palavras masculinas e femininas;
·         Reconhecer a importância da letra (a) e (o) antes das palavras;
·         Promover leitura e escrita;
·         Relacionar o substantivo masculino ao seu respectivo substantivo feminino;
·         Definir o que é cartão postal;
·         Identificar possíveis cartões postais de Nova Fátima;
·         Proporcionar momento de criação artística;
·         Desenvolver habilidades artísticas através das formas geométricas.
II – Disciplinas: Português/ Geografia.
III – Conteúdos: Gênero do substantivo/ Cartão postal.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina, oração do pai nosso, música Desperta, chamadinha com música Olaria de Deus, sortear ajudantes do dia e calendário;
·         Correção da tarefa de casa (impressa de Ciências);
·         Momento para gostar de ler com orações diárias para os pequeninos, leitura feita pelo aluno;
·         Apresentação do cartaz com o texto “Ele e Ela” (Hermínio Sargentim) com legenda;
·         Leitura coletiva, trabalhar oralmente título, quantas linhas? Letra inicial maiúscula, qual acontecimento? Onde aconteceu?
·         Conversa sistematizando o assunto, exemplificando e mostrando a diferença, ressaltando o (o) para homem e o (a) para mulher;
·         Leitura coletiva: Grupo um (macho) e grupo dois (fêmea) palavras no quadro da gramática pagina 86;
·         Dividir a turma em duas equipes, entregar um baralho para que cada um encontre seus respectivos pares;
·         Apresentar a regra do jogo – Encontre o par, ler masculino e feminino. Ganha o jogo quem encontrar todos os pares primeiro;
·         Encontrem no cartaz os substantivos trabalhados de acordo com a legenda, um rico vermelho feminino e um risco azul masculino;
·         Responder gramática página 85 e corrigir;
·         Hino municipal de Nova Fátima, leitura, canto, conversa, uso do dicionário e atividade impressa;
·         Falar de como se caracteriza um cartão postal. Para vocês Nova Fátima tem cartão postal? Qual ou quais? Listar no quadro e fazer a leitura dos nomes;
·         Dinâmica da cor, distribuir pedaços de papeis de quatro cores para formarmos quatro equipes. Sendo que cada equipe receberá um cartaz com o desenho de cartões postais de Nova Fátima e formas geométricas em E.V. A, para que façam belos cartazes e produção de uma ou duas frases. (Incentivo à equipe que terminar primeiro ganhará um prêmio.);
·         Momento da apresentação. Falar sobre o cartaz, fazer leitura das frases e nome do lugar;
·         Escrita e desenho álbum Nova Fátima cartão postal, bandeira e brasão;
·         Anotações: Responder gramática nas páginas 86, 87, 88 e atividade impressa do hino;
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Livro didático;
·         Cartolina;
·         Cola;
·         Atividade impressa;
·         Dicionário;
·         Formas geométricas;
·         Lousa;
·         E. V. A;
·         Lápis de escrever;
·         Papel sulfite (verde, amarelo, rosa e roxo);
·         Hino de Nova Fátima;
·         Fotos dos cartões postais da cidade;
·         Gramática;
·         Lápis hidrocor;
·         Baralho do gênero;
·         Papel metro;
·         Piloto para papel;
·         Texto;
·         Braçadeiras;
·         Balas;
·         Braçadeiras;
·         Fita adesiva;
·         Apagador;
·         Câmara digital;
·         Jogos educativos;
·         Cartaz em E. V. A feminino e masculino;
·         Targetas com gênero do substantivo.

VI – Avaliação:

A avaliação será de forma contínua e processual. Sendo analisada a oralidade, a leitura, a escrita, participação, criatividade, agilidade e na desenvoltura das atividades propostas. Para fixação do assunto e verificar a aprendizagem cartaz Ele e Ela para que coloque as tarefas nos seus respectivos locais à medida que cada criança coloque o masculino o outro colocará o feminino.
VII – Referências:
Sites:
SARGENTIM, Hermínio G. 1946 – Gramática básica: Língua portuguesa/ Hermínio Sargentim. – 2. Ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. Bibliografia ISBN 85-04-01035 – X (aluno). ISBN 85-04-01062-7 (professor) 1 português (ensino fundamental) – Gramática. 2ª edição – São Paulo – 2006.
BRAGA, Márcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Márcia Maria Villancci Braga; [Ilustrações Vanessa Villanacci Braga]. – São Paulo. Rideel 2005.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.
SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza - - ed. - - São Paulo Editora do Brasil, 2009.
BAÚ do professor, histórias e oficinas pedagógicas. Cláudia Miranda, Vanderci Castro.




Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 09/06/2015


Plano de aula: 05


Tema da aula: Agrupando de 10 em 10.

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Reconhecer os numerais naturais trabalhando as dezenas exatas de 10 em 10, bem como a sua representação e sua escrita com algarismos e por extenso. Estimulando a fazer composição e decomposição dos números. Através do lúdico de forma artística e concreta.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar as dezenas exatas até 90 no sistema de numeração indo-arábico;
·         Realizar agrupamentos em dezenas;
·         Quantificar elementos de uma coleção utilizando a estratégia de agrupamento;
·         Manusear ábaco;
·         Identificar os valores no quadro valor lugar;
·         Reconhecer dezena como representação 10;
·         Conhecer um pouco da história política de Nova Fátima;
·         Identificar quem são as autoridades em uma cidade.
II – Disciplinas: Matemática/ História.
III – Conteúdos: Sistema de numeração decimal/ Linha do tempo autoridades.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina: Oração da Sabedoria, seguida do pai nosso, leitura de um versículo bíblico. Música Aos olhos do pai, Bom dia galera linda, chamada, calendário, sorteio dos ajudantes do dia;
·         Correção da tarefa de casa na gramática e impressa;
·         Momento para gostar de ler com orações para os pequeninos feita por um aluno;
·         Apresentação do cartaz sistema de numeração decimal, fazendo contagem de 10 em 10 até 100. Sistematizar o assunto através do uso de reálias (canudos)
·         Dispor canudos para que os alunos façam agrupamento. Escrita por extenso no quadro leitura, uso do ábaco na medida em que a professora for falando os números, representar no ábaco;
·         Utilizar o quadro valor lugar distribuindo palitos de picolé no cartaz C. D. U. Números através de ditado de números;
·         Explorar composição e decomposição através da adição e subtração com caixa de quantidades e cartaz;
·         Projeto conhecendo minha cidade;
·         Cantar hino municipal Nova Fátima;
·         Esticar uma fita, ir contando a história política de Nova Fátima e colocando as fotos com legendas formando a linha do tempo dos políticos que governaram até os dias atuais;
·         Apresentar ainda outros nomes de pessoas que são autoridades locais, PADRE, PASTOR, PROFESSOR, DELEGADO, JUIZA e DIRETOR;
·         Trabalhar leitura e escrita das palavras no quadro;
·         Fazendo arte colagem com lantejoulas, cola gliter e fitas confeccionando o bolo de aniversário de Nova Fátima.
·         Produzir frases, leitura das frases e exposição;
·         Cantinho lúdico jogos Tangram e formas geométricas, jogos já trabalhados;
·         Anotações: Responder livro de Matemática nas páginas 104, 105, 106 e 107;
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Livro didático;
·         Projeto minha cidade;
·         Fotos;
·         Câmara digital;
·         Fita;
·         Braçadeiras;
·         Caixa das quantidades;
·         Prendedores;
·         Impressora;
·         Computador;
·         Atividade impressa;
·         Lantejoulas;
·         Cola colorida;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Cola;
·         Reálias (carrinhos, bolas, gudes, reloginhos, pentinhos e bonequinhas);
·         Caixas;
·         Canudos;
·         Livro de literatura infantil;
·         E. V. A;
·         Sulfite;
·         Lousa;
·         Ábaco;
·         Cartaz quadro valor lugar;
·         Pistola de cola quente;
·         Bastão;
·         Embalagem tetra pak;
·         Cartolina;
·         Papel cartão;
·         Copos descartáveis;
·         Palitos.

VI – Avaliação:

A avaliação é processual e continua. Acontecerá através da participação, comportamento, escrita e oralidade das crianças. Através do uso do ábaco, quadro valor lugar, uso de reálias e agrupamento de 10 em 10.
VII – Referências:
Sites:
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html Acesso em 08/06/2015
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2009/10/os-primeiros-governantes.html Acesso em 08/06/2015
https://www.google.com/search?q=AMADO+PREFEITO+de+nova+fatima-bahia&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FxN2VfCRENHOsQTN9ICgAQ&ved=0CBwQsAQ&biw=1366&bih=627#imgrc=U7Xa8YQUeZR1xM%253A%3BDjn71ckvVwJqwM%3Bhttp%253A%252F%252Fgilsantosnoticias.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2015%252F04%252FPrefeitode-Nova-F%2525C3%2525A1tima-Amado-Cunha-amea%2525C3%2525A7a-renunciar-cargo-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fgilsantosnoticias.com%252Findex.php%252Farquivos%252F27659%3B300%3B199 Acesso em 08/06/2015.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.
SANTOS, Fábio Vieira dos. A escola é nossa: alfabetização matemática, 2º Ano/Fábio Vieira, Karina Alessandra Pessôa. – São Paulo: Scipione, 2011. – (coleção a escola é nossa) Bibliografia. 1 Matemática (Ensino fundamental).
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo. Rideel, 2005.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 10/06/2015


Plano de aula: 06


Tema da aula: Percorrendo os caminhos conhecendo minha cidade.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Abordar por meio de uma análise geográfica dos caminhos que percorremos em nosso dia – a dia. Observando as transformações antigas e recentes ocorridas em nossa cidade.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar os elementos existentes no caminho entre a moradia e a escola;
·         Desenvolver noções corporais e treinar a lateralidade (direita e esquerda);
·         Analisar as paisagens e elementos presentes no percurso de casa para a escola;
·         Diferenciar o elemento existente em um espaço rural e urbano;
·         Estudar o mapa do município;
·         Compreender a importância da legenda na leitura, interpretação e representações cartográficas;
·         Reconhecer mapa como gráfico.

II – Disciplina: Geografia.
III – Conteúdos: Os caminhos que percorremos/ Mapa – Povoados, comunidades e cidades vizinhas.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina; Oração da sabedoria seguida do pai nosso. Músicas: O vento balançou, Desperta, chamadinha, calendário e sorteio do ajudante do dia;
·         Correção da tarefa de casa, atividade no livro de Matemática;
·         Momento para gostar de ler orações diárias para pequeninos;
·         Entregar caderno de desenho e pedir que desenhe o caminho que percorrem para chegar à escola (com escrita dos elementos que compõem o caminho);
·         Escrita dos elementos da área rural e urbana. Escrita no quadro com leitura;
·         Apresentar o mapa de Nova Fátima, no mapa trabalhar localização de comunidades, povoados, riachos, rios e BR;
·         Identificar o limite territorial e as cidades vizinhas;
·         Falar dos pontos cardeais através da localização com o próprio corpo. Relacionando a cidade a cada ponto, trabalhar ainda direita e esquerda;
·         Música para exercitar movimentos da lateralidade “O Senhor tem muitos filhos”;
·         Momento do aprender brincando com caça ao tesouro;
·         Explanação sobre as regras: A concentração, leitura e ajuda ao colega, pois será uma disputa entre grupos. O grupo vencedor é quem encontrar o tesouro. (Alerta! Para ganhar o jogo vocês precisam ler com atenção, para encontrar as próximas pistas. O tesouro precisa ser dividido com os colegas.);
·         Anotações: Responder livro de Matemática as páginas 108, 109, 110 e atividade impressa de Geografia;
·         Despedida. 

V – Recursos:

·         Livro didático de Geografia;
·         Atividade impressa;
·         Papel ofício;
·         Impressora;
·         Computador;
·         Braçadeiras;
·         Lápis;
·         Lousa;
·         Borracha;
·         Projeto minha cidade;
·         Mapa de Nova Fátima;
·         Fita adesiva;
·         Câmara fotográfica;
·         Caderno de desenho;
·         Lápis de cor;
·         Hidrocor;
·         Caixa;
·         Fita;
·         Cartolina;
·         Livro orações para pequeninos;
·         Envelope;
·         Tesouro;
·         Baú;
·         Moedas de chocolate;
·         Piloto para papel.

VI – Avaliação:

A avaliação é processual e continua, e acontecerá através da oralidade, escrita, desenho, participação, leitura e agilidade no desempenho das atividades propostas para a aula.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.google.com/Search?q=POT%C3%830&source=Inns&tbm=Isch&sa=x&ei=xEN3Vb2HKMWeNVI6g4AJ&Ved= Acesso em 09/06/2015
https://www.google.com/search?q=PORT%C3%83O&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xEN3Vb2HKMWeNvi6g4AJ&ved=0CAgQ_AUoAg&biw=1366&bih=627#imgrc=LuM_DwAoZZN1VM%253A%3BQzt-6SQCs2uruM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F_3atFQpO0guQ%252FS_HCckqB5VI%252FAAAAAAAAAC0%252FTCEEFzsW52E%252Fs400%252Fport%2525C3%2525A3o%252Bde%252Bmetalon%252B30x50.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmontesiaoserralheria.blogspot.com%252F2010%252F05%252Fportao-de-metalon-30x50-18.html%3B400%3B300 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?q=PIA+PARA+LAVAR+AS+MAOS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=7UJ3VdD4Ooy0sAS_1YG4Cw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1366&bih=627#imgrc=LuQBeCNGRCtJ8M%253A%3BOJA94wBYZLFgmM%3Bhttps%253A%252F%252Frotaorganica.files.wordpress.com%252F2010%252F03%252Fagua-na-pia.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Frotaorganica.wordpress.com%252Fpage%252F2%252F%3B3648%3B2736 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?q=ESTANTE+COM+LIVROS&biw=1366&bih=627&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=IkV3Vd7CN4zNgwSVsIDABw&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=ESTANTE+DE+FERRO+COM+LIVROS&imgrc=AohJ90Tbb0Bh5M%253A%3BH1kh-xuek8G3_M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mushi-san.com%252Fgeladeira%252F2008%252F05%252F05%252Fpdm1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mushi-san.com%252Fgeladeira%252F2007%252F09%252F%3B600%3B1032 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?tbm=isch&tbs=rimg%3ACcbzev8kc2UkIjjuS2K5pMiGZx1qhbwfomEl9ONzLJdCAOLgk53DICXiG9qT80PFcE79YQXkrrATu9HYeoVzESLCxioSCe5LYrmkyIZnEexKFN7GNufhKhIJHWqFvB-iYSURzJP0n53ITbcqEgn043Msl0IA4hHTUzGSxcSR-ioSCeCTncMgJeIbEU-WxfgF8_1_1VKhIJ2pPzQ8VwTv0RzJP0n53ITbcqEglhBeSusBO70RH49rNzpd1eACoSCdh6hXMRIsLGEfRWgoLb_18o6&q=mesa+com+filtro+de+agua&ei=zGJ3VfXmAYWrgwTdxoOQBQ Acesso em 09/06/2015.
http://prefeituradenova.blogspot.com.br/20130601archive.html Acesso em 02/06/2015.
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo. Rideel, 2005.
VIDAL, Wanessa Pires Garcia. A escola é nossa. Geografia, 2º ano Wanessa Pires Garcia Vidal, Rogério Marinez. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola é nossa). Bibliografia1. Geografia (Ensino fundamental) I.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 11/06/2015


Plano de aula: 07


Tema da aula: Os diferentes usos do “s”.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Reconhecer a importância do uso do (s) na formação do plural, buscando uma maior percepção e concordância das palavras no uso das frases.

I. 2 - Específicos:

·         Classificar os substantivos quanto ao gênero e ao número;
·         Reconhecer o emprego adequado do singular e plural nas diferentes situações;
·         Identificar que singular é para uma coisa e plural indica duas ou mais;
·         Identificar as terminações que formam plural diferente;
·         Apontar algumas manifestações culturais, incentivando a sua valorização;
·         Identificar os produtos que geram a economia municipal de Nova Fátima.

II – Disciplinas: Português/ História.
III – Conteúdo: Número do substantivo/ Ortografia (s) e (ss)/ Manifestações culturais.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”. Arrumar a sala em circulo;
·         Oração espontânea seguida do pai nosso, músicas Bom dia galera linda, Desperta, desperta! A pipoca, chamada, sorteio dos ajudantes do dia e calendário;
·         Correção da tarefa de casa no livro de matemática e atividade impressa;
·         Momento para gostar de ler com orações para os pequeninos feita por um aluno;
·         Sensibilização para a aula, pedir que os alunos fiquem em círculo, cada aluno receberá metade de um coração. No verso do coração terá uma palavra no singular ou plural. Vamos cantar a música Quem está batendo na porta do seu coração? E ao final da canção os alunos deverão encontrar sua metade. Todos se encontrando, retomar ao círculo, aí um vai ler singular e o outro responde com o plural, dá um abraço, retornar aos lugares até que aconteça com o último par. Finalizar com a música;
·         Ainda em círculo colocar um texto fatiado no chão para que seja ordenado, em seguida pedir para darem um titulo ao texto, fazer a releitura e fazer expressão oral do texto;
·         Explicar o assunto número do substantivo, falar do (s) e as terminações em r, z e es que formam plural de modo diferente. Explorar com reálias singular nome de uma coisa e plural varias coisas;
·         Solicitar que encontrem no texto fatiado palavras no singular e no plural, registrar em cartaz. Falas do uso nas frases;
·         Responder gramática página 92 e corrigir;
·         Lanche;
·         Cantar hino de Nova Fátima;
·         Conversa informal sobre o processo que passa uma vila para se tornar cidade, ela precisa ter muitos habitantes e uma economia, ou seja, que possa se sustentar. E Nova Fátima durante muito tempo foi sustentada pela maior riqueza, “o ouro verde” sisal, agricultura e pecuária. Elementos estes presentes na nossa bandeira porem hoje, fracassou muito. Atualmente precisamos comprar alguns produtos agrícolas entre outros, mas também já conseguimos vender outros produtos para as nossas cidades vizinhas;
·         Listar os nomes no quadro, leitura e reescrita na atividade álbum Nova Fátima;
·         Passar slide com imagens de algumas manifestações culturais de Nova Fátima. Falar da sua importância e a necessidade de ser valorizada. São tradições do município cantigas de roda, samba de reis, Festa de aniversário da cidade e São João antecipado, Lavagem do Bar Casa Velha, Cavalgada, Capoeira e Quadrilha Junina.
·         Listar no quadro, leitura coletiva e escrita na atividade álbum Nova Fátima;
·         Se o tempo permitir cantar algumas cantigas de roda;
·         Anotações: Responder gramática nas páginas 88, 89 e 93. Atividade impressas ruas de Nova Fátima.
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Livro didático gramática;
·         Internet;
·         Computador;
·         Impressora;
·         Música;
·         Corações;
·         E. V. A;
·         Cartolina;
·         Piloto para quadro;
·         Piloto para papel;
·         Reálias (carros, bolas, animais entre outros);
·         Texto fatiado;
·         Data show;
·         Notebook;
·         Caixas de som;
·         Braçadeiras;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Apagador;
·         Câmara digital;
·         Som;
·         Cd;
·         Lousa;
·         Extensão;
·         Papel ofício;
·         Slide.

VI – Avaliação:

A avaliação é processual e continua e se dará através da participação, atenção, oralidade, escrita e leitura das atividades propostas.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.672461762789106.1073741839.604029539632329/762681027100512/?type=3&theater Acesso em 10/06/2015

https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.672461762789106.1073741839.604029539632329/729249637110318/?type=3&theater Acesso em 10/06/2015

https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.686980824670533.1073741840.604029539632329/686981678003781/?type=3&theater 10/06/2015

https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.686980824670533.1073741840.604029539632329/686981251337157/?type=3&theater Acesso em 10/06/2015

https://www.google.com/search?q=manifesta%C3%A7%C3%B5es+culturais+em+nova+fatima+bahia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMIlv637d6GxgIVRp6ACh3AQABV&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=lavagem+do+bar+casa+velha&imgrc=E_gDXDsEnG22zM%253A%3BcJAxIeUSF-KyQM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.jsertao.com%252FImagens%252Fnoticias%252520fotos%252FCasa%252520Velha%252520n%252520fattima%252F2009.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.jsertao.com%252FArquivos%252FEventos%252520festas%252FLavagem%252520do%252520casa%252520velha%2525202011.htm%3B496%3B372 Acesso em 10/06/2015

https://www.google.com/search?q=sao+joao+em+nova+fatima+bahia&biw=1366&bih=627&tbm=isch&source=lnms&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMI4fusuuiGxgIVE-CACh21zgIO#imgrc=U9cFHaa3sixDUM%253A%3BfRLWBnJtlKBM2M%3Bhttp%253A%252F%252Fi.ytimg.com%252Fvi%252FTVR_0I7-zy8%252Fmqdefault.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.lajsiab.com%252FNUI3ajhXZ0JJc3cx%3B320%3B180  Acesso em 10/06/2015.

https://www.google.com/search?q=sao+joao+em+nova+fatima+bahia&biw=1366&bih=627&tbm=isch&source=lnms&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMI4fusuuiGxgIVE-CACh21zgIO#imgrc=yZIBHq1NIg5GzM%253A%3BfmD4MOmW_-6RKM%3Bhttps%253A%252F%252Fi.ytimg.com%252Fvi%252FtBhBIDI0xag%252Fhqdefault.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.doovi.com%252Fvideo%252Farraia-da-praca-2013-em-nova-fatima-forro%252FlMMDP4SZ7z8%3B480%3B360
Acesso em 10/06/2015.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=510552269078452&set=a.510550965745249.1073741840.100003710494797&type=3&theater Acesso em 10/06/2015.

https://www.google.com/search?q=manifesta%C3%A7%C3%B5es+culturais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CCQQsARqFQoTCJW4y_jwhsYCFYuhgAodBsoAxg&biw=1366&bih=627#imgrc=EDztPanDj8LaAM%253A%3BF8iwfavVEmsfCM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogers.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F08%252Fboi-bumb%2525C3%2525A1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogers.com.br%252Fmanifestacoes-culturais-no-brasil%252F%3B560%3B318 Acesso em 10/06/2015.
http://www.quadroegiz.com/p_10.htm Acesso em 11/06/2015.
SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza – 3 ed. - - São Paulo: Editora do Brasil, 2009. Obra em 5 v. para alunos do 1º ao 5º ano. 1 Português – Gramática (Ensino fundamental I).
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo. Rideel, 2005.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 12/06/2015


Plano de aula: 08


Tema da aula: Conhecendo minha cidade (passa ou repassa).

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Reconhecer a importância de saber a rua onde mora, diferenciando rua de avenida; E avaliar os conhecimentos adquiridos através do trabalho com o Projeto conhecendo minha cidade Nova Fátima, divertindo-se a valer.

I. 2 - Específicos:

·         Incentivar atitudes de preservação das vias públicas;
·         Identificar as transformações que ocorrem na rua onde moram ou em outras do lugar onde vivem;
·         Identificar a rua onde mora;
·         Diferenciar uma rua de uma avenida, viela e travessa;
·         Avaliar os conhecimentos adquiridos sobre Nova Fátima;
·         Proporcionar um momento lúdico e de aprendizado.

II – Disciplina: Geografia.
III – Conteúdo: As ruas precisam de cuidados.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida” Arrumação da sala;
·         Atividade de rotina, oração, pai nosso, músicas Hinos de Nova Fátima e Del Feliz, chamada, calendário e sorteio dos ajudantes do dia;
·         Correção da tarefa de casa impressa ruas e gramática;
·         Conversa informal, vocês sabem o nome da rua que vocês moram? Sabem por que tem esse nome? Quem é o morador mais idoso daquela rua? Falar das diferenças entre rua, avenida, viela e travessa. Nomes das ruas em que cada um mora, escrita no quadro para que reescrevam na atividade do álbum Nova Fátima;
·         Anotações: Responder livro de Matemática páginas 113 e 114. Leitura no livro de Geografia páginas 53, 54, 55 e responder página 56. Só haverá aula dia 16/06 (Terça-feira) devido à festa de aniversário da cidade e São João antecipado;
·         Conversa sobre a atividade passa ou repassa com explicação de como ocorrerá e revisão dos assuntos;
·         Dividir a turma em duas equipes sendo que cada equipe será uma cor;
·         Distribuir viseiras verdes e amarelas;
·         Escolher um líder para cada grupo e cantar o grito de guerra;
·         A professora pergunta, quem souber toca a sineta e responde, se errar recebe tortada, acertando dá tortada no colega da outra equipe;
·         As perguntas serão sobre os assuntos trabalhados sobre Nova Fátima;
·         Montar quebra cabeça com frases;
·         Complete o hino correto;
·         Perguntas em anexo;
·         Cada pergunta vale 10 pontos;
·         O aluno cara limpa ganhará uma medalha;
·         Despedida;
·         Planejamento semanal.

V – Recursos:

·         Pratos descartáveis coloridos;
·         Chantilly;
·         Batedeira;
·         E.V. A;
·         Viseiras;
·         Cartolina;
·         Quebra cabeça com frases;
·         Sineta;
·         Tesoura;
·         Caneta;
·         Hidrocor;
·         Piloto de quadro;
·         Câmara digital;
·         Cola;
·         Atividade impressa;
·         Elastec;
·         Braçadeiras;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Projeto conhecendo minha cidade;
·         Chocolates para premiação;
·         Medalha;
·         Lousa;
·         Bexiga.

VI – Avaliação:

A mesma será através do jogo passa ou repassa onde utilizarão da oralidade, movimentos corporais, escrita e leitura.
VII – Referências:
VIDAL, Wanessa Pires Garcia. A escola é nossa. Geografia, 2º ano Wanessa Pires Garcia Vidal, Rogério Marinez. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola é nossa). Bibliografia 1. Geografia (Ensino fundamental) I.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação política.


Tema da aula: O mundo no grau aumentativo e diminutivo.

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Proporcionar momento de leitura forma lúdica afim que os alunos possam identificar e classificar os substantivos quanto ao grau bem como reconhecer e valorizar as tradições juninas.

I. 2 - Específicos:

·         Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações cotidianas;
·         Conhecer o momento de uso do substantivo;
·         Identificar diminutivo para coisas pequenas;
·         Identificar aumentativo para coisas grandes;
·         Contar a origem da festa junina;
·         Reconhecer a época como momento de resgate as tradições.

II – Disciplinas: Português/ História.
III – Conteúdos: Grau do substantivo/ Festa junina/ Comidas e símbolos juninos.

IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina, oração espontânea seguida do pai nosso, músicas Aos olhos do pai, Bom dia galera linda, chamada com a música chaminé, calendário e sorteio do ajudante do dia;
·         Correção da tarefa de casa no livro de Matemática e Geografia;
·         Momento para gostar de ler com história contada (Advinha o quanto eu te amo);
·         Hora da novidade, caixa que passa, passa, leitura, dispor a oralidade de forma individual para apreciação do assunto;
·         Apresentação do tema da aula, com sistematização dos três graus, falar das terminações e o que indica com figuração, lápis, chave, bolas e caixas;
·         Leitura do cartaz com o texto Xadrez (A televisão da bicharada, Sidônio Muralha);
·         Interpretação oral explorando os personagens? Como eles eram? E puxar para o assunto. Se eles percebem alguma diferença nas palavras em relação ao tamanho? Quais indicam menor? Maior? Normal?
·         Apresentar fichas com palavra, solicitar leitura, distribuir as mesmas, sendo que terá algumas em branco;
·         Apresentar cartaz com tabela, pedir para distribuir em seus devidos lugares e consultar os colegas para fazer a escrita das que faltam;
·         Atividade para fixação do assunto com pescaria do grau dos substantivos. Explicar como se dará a brincadeira e eles deverão pescar seus respectivos trio normal, diminutivo e aumentativo, cada um tem direito a duas jogadas caso consiga encontrar os peixes paritário pesca uma próxima vez, caso não aconteça passa a vez. Ganha quem mais formar trios;
·         Atividade na Gramática página 96 e correção;
·         Lanche;
·         Conversa informal sobre as Festas Juninas, contar um pouco da origem das Festas Juninas de acordo com historiadores;
·         Falar sobre as comidas típicas, tradições e símbolos juninos;
·         Apresentar palitoches dos símbolos juninos e ir falando sobre cada um;
·         Dividir a turma em duas equipes, entregar o cartaz com cruzadinha temática (comidas típicas juninas, símbolos juninos) e fichas com letras para montarem os nomes. A equipe deverá apresentar seus componentes, falar o tema, fazer leitura das imagens e palavras;
·         Cantar uma música junina (Mexe, mexe canjiquinha e A fogueira está queimando);
·         Exposição dos trabalhos;
·         Livro de português pagina 117 e 118, fazer leitura coletiva, interpretar, responder e corrigir;
·         Anotações: Responder gramática página 97, 98 e atividade impressa;
·         Despedida.

V – Recursos:

·         Cartolina;
·         Cola;
·         Papel sulfite;
·         Impressora;
·         Notebook;
·         Coquetéis infantis;
·         Revistas com historia em quadrinho;
·         Caixas;
·         Novidade;
·         Texto informativo “Origem da festa junina;
·         Bolas;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Braçadeiras;
·         Pescaria;
·         E. V. A;
·         Imã;
·         Palitos de churrascos;
·         Imagens juninas;
·         Máscaras;
·         Livro paradidático literatura infantil;
·         Papel ofício;
·         Cola;
·         Lápis hidrocor;
·         Régua;
·         Lousa;
·         Pincel atômico para quadro;
·         Pincel atômico para papel.

VI – Avaliação:

A avaliação se dá de forma será continua e processual. Através da oralidade, leitura, escrita e no desenvolvimento das atividades propostas.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-F4IFjdy59-o%2FT-pyt2CfLmI%2FAAAAAAAAulw%2FZrGMmaT-2GM%2Fs1600%2FAumentativo%252BDiminutivo%252BGrau%252Bdo%252BSubstantivo%252BGramatica%252BPort%252B%2816%29.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.atividadesedesenhos.com%2F2012%2F06%2Fgrau-do-substantivo-atividades.html&h=512&w=380&tbnid=wgbctxTRXb1W3M%3A&zoom=1&docid=-6qCNdQyvbsRFM&ei=VPh9VbW8AcfCggThiYG4BQ&tbm=isch&ved=0CDwQMygWMBZqFQoTCLW2wLOWkMYCFUehgAod4UQAVw Acesso em 14/06/2015.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015
https://www.google.com/search?q=simbolos+juninos&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCNSO5byVk8YCFcSVDQodDJcAVw&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=simbolos+juninos+e+seus+significados&imgrc=bpTBEJ8B14nmDM%253A%3Bfu9DHgaNPgcEeM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.ibxk.com.br%252F%252F%252F2014%252F06%252F25%252F25091102199034.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.megacurioso.com.br%252Fdatas-comemorativas%252F44683-voce-conhece-a-origem-das-festas-juninas-saiba-isso-e-muito-mais.htm%3B1000%3B750 Acesso em 14/06/2014.
http://www.ceos.org.br/ceos/?tag=festa-junina  Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=pais+padres+e+noivos+da+quadrilha&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMI19CK9ZeTxgIVkYkNCh1JRgB9&biw=1366&bih=627#imgrc=NsDCG6vHef4n4M%253A%3BMD1J6bRYcKm8JM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fashionbubbles.com%252Ffiles%252F2012%252F05%252FQuadrilha-dos-Famosos-bx.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fashionbubbles.com%252Ffestas-tematicas%252Fjoo-2012-looks-noivas-caipiras-trajes-para-quadrilha-feminino-e-masculino%252F%3B579%3B389 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=pescaria+junina&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCI_IgZyYk8YCFYaNDQodlz4AIA&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=barraca+da+pescaria+junina&imgdii=YX0uHIqvWcKdDM%3A%3BYX0uHIqvWcKdDM%3A%3BspyRfCFUOXc6wM%3A&imgrc=YX0uHIqvWcKdDM%253A%3BPbexbzrznVYqfM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_KZuumkUGsCk%252FSluZsJpe_iI%252FAAAAAAAAAIY%252F5WvH1Fwj08E%252Fs320%252FDSC03477.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fescolamatildealtenhofem.blogspot.com%252F2009%252F07%252Ffesta-junina-da-escola-municipal.html%3B320%3B240 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=corrida+do+saci&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI4LHz3JmTxgIVBs-ACh27wACx&biw=1366&bih=627#imgrc=jOcwz4i95fzQaM%253A%3Bc506ZdFyUHbJ_M%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-YuFL5OXxJS8%252FUaXqIluDrjI%252FAAAAAAAAupc%252FW8ydA_oGADo%252Fs1600%252FDSC07400.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fblogescolaaconchego.blogspot.com%252F2013%252F05%252Frecreacao-brincadeira-corrida-do-saci.html%3B448%3B336 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=correio+elegante&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCOHn_LSbk8YCFUKhgAodSNgAbw&biw=1366&bih=627#imgrc=p93Ro9-VcYDZaM%253A%3BK58rz6zWSaDkJM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.recantodasletras.net%252F%253Fid%253D286659%2526maxw%253D568%2526maxh%253D1200%2526bgcolor%253DFFFFFF%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.kathleenlessa.prosaeverso.net%252Fvisualizar.php%253Fidt%253D1348361%3B330%3B383 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=quebra+pote&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCPih0fubk8YCFQiPDQodueYAag&biw=1366&bih=627#imgrc=FPa_d15VTd65CM%253A%3B49mGhva__l9svM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-ODwc-LAnvR0%252FTf1IiuUaPMI%252FAAAAAAAABkE%252F7Vc6Q8m6GxA%252Fs1600%252F100_3882.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fjsmacedo.blogspot.com%252F2011%252F06%252Fsao-joao-da-escolas-ponto-de-partida.html%3B1600%3B1200 Acesso em 14/06/2014.
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/história_festa_juninahtm Acesso em 11/06/2014.
http://alfabetizacaofbmaria.blogspot.com.br/ Acesso em 14/06/2014.
SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza – 3 ed. - - São Paulo: Editora do Brasil, 2009. Obra em 5 v. para alunos de 1º ao 5º ano. 1 Português – Gramática (Ensino fundamental) I.
SARGENTIM, Hermínio G, 1946 – Gramática básica língua portuguesa/ Hermínio Sargentim – 2 ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
SAM MC Bratney, Sam. Adivinha quanto eu te amo/ texto de Sam MC Bratney; Ilustrações de Anita Jeram, [tradução Fernando Nuno]. – 3ª ed. – São Paulo; Editora UMF Martins Fontes, 2011. Título original: Gues how much I love you. 1 Literatura infanto juvenil.
PICOLÉ. Passa tempos educativos. Ediouro publicações de passa tempos e multimídia LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 195 – ISSN 1679-1290 – 08/2011.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, O pequeno príncipe. Ediouro publicações de lazer e cultura LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 255 – ISSN 1679-1290 – 2/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, carneiro.  Ediouro publicações de passa tempos e multimídia LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 262 – ISSN 1679-1290 – 6/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, A aventura mais divertida da história. Ediouro publicações de lazer e cultura LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 254 – ISSN 1679-1290 – 2/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, atitude saudável com todas as letras.  Ediouro publicações de passa tempos e multimídia LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 172 – ISSN 1679-1290 – 09/2010.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, Brasil. Ediouro publicações de passa tempos e multimídia LTDA. Revistas coquetel – Almanaque de férias Picolé nº 28 – ISSN 1679-1290 – 06/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, Minhocas. Ediouro publicações de lazer e cultura LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 250 – ISSN 1679-1290 – 12/2013.
SOUZA, Mauricio. Mônica, 11 histórias. Editora Mauricio de Souza, revista 43. Coleção História.


Escola Municipal Pedro Paulo da Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º ano Data: 17/06/2015



Plano de aula: 10



Tema da aula: 100 ou um cento?

I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Identificar o número natural 100 no sistema de numeração, compreendendo o significado de centena, reconhecendo-o como um numeral de 3ª ordem.
.
I. 2 - Específicos:

·         Ler e escrever o número natural 100 no sistema de numeração;
·         Representar o número 100 no quadro de ordens e no ábaco;
·         Organizar quantidades até 100 em ordem crescente de numeração;
·         Resolver situações-problema que envolva o número 100;
·         Exercitar a escrita por extenso;
·         Comparar como se forma as centenas usando ábaco x material dourado.
II – Disciplina: Matemática.
III – Conteúdo: O número 100/ Trabalhando subtração em situações problema.
IV – Metodologia:

·         “Saudação e acolhida”;
·         Atividade de rotina: Oração espontânea agradecendo a Deus pela dádiva de ter realizado mais uma etapa, em seguida pai nosso, músicas Aprendendo a aprender, músicas juninas, chamada, calendário e sorteio dos ajudantes do dia;
·         Correção da tarefa de casa gramática e atividade impressa;
·         Momento para gostar de ler com história contada Um super-herói de verdade com fantoche;
·         Apresentar o tema da aula o número 100 – centena;
·         Apresentar cartaz com o texto o! Seu lugar. Leitura do texto em plaquinhas como o quadro valor lugar, convidar 4 alunos para segurar as plaquinhas;
·         Sistematização do assunto mostrando no cartaz sistema de numeração decimal e fazer escrita por extenso;
·         Ditado de número decompor e compor no quadro valor lugar;
·         Exercitar a fixação do assunto no ábaco e com uso do material dourado;
·         Responder livro, atividade impressa e corrigir;
·         Um pouco de conversa sobre a festa junina. É o encerramento do estágio vocês gostaram?
·         Anotações: Responder livro de Matemática páginas 119, 120 e atividade impressa junina.
·         Planejamento semanal.

V – Recursos:

·         Livros didáticos;
·         História
·         Fantoches;
·         Papel ofício;
·         Atividade impressa;
·         Computador;
·         Cd;
·         Lousa;
·         Som;
·         Plaquinhas;
·         Ábaco;
·         Quadro valor lugar;
·         Material dourado;
·         Pincel para quadro;
·         Pincel atômico para papel;
·         Teatro;
·         Lápis;
·         Borracha.

VI – Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma processual e continua. Sendo analisadas as atividades realizadas de forma oral, escrita e comportamental.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015
http://www.espaçcoprofessor.com/2014/03/pasta_de_atividades-sistema-de.html Acesso em 16/06/2015.
http://naurajane.blogspot.com.br/2011/05/festa-junina-atividades.html Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrr5005AmOdj7JoWjfpAC_yjVlB6MV3HfHSpULJBWR0NS4DNAHsDD7vHunHKYJ9xESLMVR7YMtbOGdFEXYg-I5bYCiBhAnIMHm4wJSQKodBkMY8oqY6xnzdOl_XYUqiA7ONdeuPpExru4H/s1600/festa%252Bjunina%252Batividade.jpg&imgrefurl=http://historiawilson.blogspot.com/2013/06/projeto-junino-para-10-dias-com.html&h=509&w=720&tbnid=4m91Gx6wwQRJwM:&zoom=1&docid=Hargb93hIisDDM&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CBwQMygAMABqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfYX0iI0a9YBuVXGFlR74Ms4YiX_silBeMUhC_AcQz8rkuZ5_CBFUSESWlPauL4p7VCOjE9irq5BHPK4r8gkZlgOKE5kV3F704pL3LYhLeqMPoNsY4Uu6a4yfM-fJAebZXDiNWNIZYZt_S/s1600/o%25252520bal%252525C3%252525A3o%25252520vai%25252520subindo%25255B1%25255D.jpg&imgrefurl=http://escolatonicosilva.blogspot.com/&h=512&w=357&tbnid=IpD1sFUhG9KY0M:&zoom=1&docid=VEqYLYgnFphT2M&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CFIQMygsMCxqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZNL_Vq-6z5ID7J-0gKejdjRIcj7m8l3FEYro6S5_zTSwNsviRJoBiZMRFt-7rGPdcNpgHMb1qM12s2DAf0acAX7XlbJF6ez3IDS4z6HGESj5RXbE8sGe9F0iep0VmpHByKx0teCh72hDH/s1600/Digitalizar0001.jpg&imgrefurl=http://formeduca-profmariadias.blogspot.com/2011/06/atividades-juninas.html&h=512&w=356&tbnid=XYZkzqHNIH25-M:&zoom=1&docid=LfZoyGQPpoWGtM&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CCcQMygLMAtqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.espacoprofessor.com/2014/03/pasta-de-atividades-sistema-de.html Acesso em 16/06/2015.
http://4.bp.blogspot.com/-veNU2VxZsAY/UyodXc_crvI/AAAAAAAAjHY/gk5jX5akjSE/s1600/sistema-numera%C3%A7%C3%A3o-atividades.fquadro.jpg Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrvalTEGif22uwAIganZ8rjpgImzTjsqPsKn-J3GOH94HOUX0XuiHSQX9GaWXlEGH2qMF5_O6DLhkZB0XrBHW_gg0yrFeZcwo_yiGRB2tltTsZPBqedVtD3O6uX3epDtTdV6k1DGYI7CM/s1600/Matematica%252B3%2525C2%2525B0%252Bano%252Bfundamental%252BAtividades%252Bexercicios%252B(148).jpg&imgrefurl=http://www.professorzezinhoramos.com/2014/11/atividades-matematica-3-ano-fundamental.html&h=800&w=573&tbnid=yYCuDkLBSIdsyM:&zoom=1&docid=mtosEZVqEhowuM&ei=HFSAVZOgMYakNv_3uOgO&tbm=isch&ved=0CIQBEDMoWzBbahUKEwiTntKb1pTGAhUGkg0KHf87Du0 Acesso em 16/06/2015.
http://www.4shared.com/all-images/KT75odAY/Matemtica.html?locale=tr Acesso em 16/06/2015.
http://4.bp.blogspot.com/-9QUI1aYeMLQ/UyodDcykrkI/AAAAAAAAjCQ/dGOnIP7eNeo/s1600/Formando+dezenas.jpg Acesso em 16/06/2015.
https://www.google.com.br/search?q=atividade+com+numero+100+para+2+ano+do+fundamental&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CB8QsARqFQoTCNqizO7klMYCFYvUgAodgZkAaQ#imgrc=Iq4FSNztXi2kJM%253A%3BTHCmraVF_nKw6M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-8t1pDIBDxbg%252FUX_dn1vlN3I%252FAAAAAAAAUWs%252Ft3tZDXAwiH0%252Fs1600%252Fmatematica-adi%252B%2525C2%2525BA%252B%2525C3%2525BAo%252Bca%252B%2525C2%2525BAa%252Bresultados.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fjardimcoloridodatiasuh.blogspot.com%252F2013%252F04%252Fexercicios-de-matematica-para-o-3-ano.html%3B1145%3B1600 Acesso em 16/06/2015.
http://fabriciodaniela.blogspot.com.br/2008/06/apostilas-de-historias-para-fantoches.html Acesso em 16/06/2015.

NORONHA, Maria Eduarda, 1957. Sistema de Ensino Luz do Saber: Matemática – 1ª série/ Maira Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares – Recife: Ed. Construir, 2004. 1. Matemática 2. Matemática – Ensino Fundamental I. Soares, Maria Luiza, 1960. // Título.
SANTOS, Fábio Vieira dos. A escola é nossa: alfabetização matemática 2º ano/ Fábio Vieira dos Santos, Jackson da Silva Ribeiro, Karina Alessandra Pessôa – São Paulo: Scipione, 2001- - (coleção a escola é nossa) Bibliografia.
FESTAS na escola – Fundação Victor Civita 2004 – G4. Editora – São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário