Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano: 2º
ano Data: 01/06/2015
Plano de aula: 01
Tema da aula: Brincando com os substantivos.
I
– Objetivos:
I.
1 - Geral:
Vivenciar situações de interação através do jogo com
palavra na perspectiva do letramento.
I. 2 - Específicos:
·
Diferenciar um substantivo próprio de um
substantivo comum;
·
Identificar letra maiúscula e minúscula;
·
Despertar atenção para o uso da letra
maiúscula nos substantivos próprios;
·
Reconhecer a origem do nome da cidade de
Nova Fátima;
·
Estimular para a leitura e escrita.
II
- Disciplinas: Português/História.
III
– Conteúdos: Substantivos próprios e comuns/ Origem do nome Nova
Fátima.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina: oração espontânea feita por uma aluna (Ana Júlia) seguida do pai
nosso. Música como é bom faixa três do cd, Bom dia galera linda;
·
Sortear
ajudantes do dia;
·
Chamadinha,
calendário, explorar dias da semana, mês e ano;
·
Apresentar
a proposta para o estágio;
·
Conversa
para postura e posicionamento para canto do Hino Nacional e Hino de Nova Fátima
(Em vídeo);
·
Momento
para gostar de ler: Leitura da poesia “Lixo de luxo”;
·
Correção
da tarefa de casa;
·
Apresentação
do cartaz com o texto “Jogo de bola” (Cecília Meireles);
·
Leitura
silenciosa, leitura coletiva, explanação sobre o texto, contar com eles os
números de linhas, quantas estrofes? Qual o título da poesia? Quem escreveu?
Como é a bola de Raul? E a bola de Arabela?
·
Agora
a pró vai pedir para vocês relerem o texto e dizer para pró nome de pessoas, os
quais serão circulados e nomes de coisas os quais passaremos um traço;
·
Sistematização
do assunto substantivos próprios e comuns, exemplificando e mostrando a
diferença de um para o outro, chamando atenção para o uso da letra maiúscula na
letra inicial dos Substantivos próprios;
·
Abrir
a gramática na página 79 questioná-los sobre as imagens se são de nomes
próprios ou comuns;
·
Responder
na gramática as páginas 80 e 81. Correção;
·
Para
melhor fixação do assunto Bingo do Substantivo próprio e comum;
·
Apresentar
as regras do jogo e como ocorrerá o desenvolvimento do jogo;
·
Apresentar
em forma de cartaz uma lista de substantivos próprios e outra de substantivos
comuns;
·
Distribuir
cartelas do bingo, fazer leitura das palavras, pedir que das 20 palavras da
lista escreva apenas 10 nos espaços da cartela. Após esse processo vamos para o
sorteio das palavras, vence quem preencher a cartela primeiro;
·
Momento
da conferência;
·
Entrega
da premiação;
·
Lanche;
·
Dispor
jogos nas mesas para que as crianças brinquem de forma tranquila e harmônica;
·
Explanação
sobre o r quando o chamamos de brando ou forte. Quando o mesmo fica entre as
vogais. Tem palavras que são começadas por R, outras tem dois R e agora nesta
lista a pró vai pedir para nessas palavras apontar e fazer leitura de palavras
com r brando. Circular nas palavras;
·
Projeto
conhecendo minha cidade Nova Fátima;
·
Conversa
sistematizada, testando os conhecimentos prévios dos alunos, quem sabe por que
nossa cidade tem esse nome? Que deu? Faz muito tempo? Como se chamava antes de
se tornar cidade?
·
Exposição
do contexto histórico do nome;
·
Atividade
coletiva construção de um acróstico com frases tecendo elogios e acontecimentos
da cidade;
·
Leitura
coletiva e reescrita no álbum Nova Fátima;
·
Anotações:
responder gramática páginas 82, 83, 84 e atividade impressa;
·
Entrega
da lembrancinha;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Livro didático;
·
Papel metro;
·
Cartolina;
·
Papel cartão;
·
E.V. A;
·
Câmara digital;
·
Cd;
·
Lápis;
·
Lousa;
·
Bastão;
·
Fitilho;
·
Pistola;
·
Data show;
·
Notebook;
·
Vídeos;
·
Cartelas;
·
Papel ofício;
·
Botões;
·
Lata;
·
Livro paradidático. Ecologia;
·
Piloto;
·
Quadro;
·
Fita adesiva;
·
Caixas;
·
Impressora;
·
Atividade impressa;
·
Envelopes;
·
Braçadeiras;
·
Velcro;
·
Cola;
·
Apagador;
·
Projeto Nova Fátima.
VI – Avaliação:
Através
da oralidade, participação individual e coletiva dos alunos. A avalição se dará
de forma contínua através das atividades propostas para a aula. Escrita,
leitura, jogos e conversas na perspectiva de letramento.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.youtube.com/watch?v=gOzLQ1X2Xio Acesso em 26/05/2015.
http://wwwpainelcriativo.com.br/2014/0825/como-fazer-lembrancinha-de-anoversario-cata-vento Acesso em 26/05/2015.
http://coordenadordearealpem.blogspot.com.br/2013/07/gincana-do-bingo-substantivo-proprio-e.html Acesso em 26/05/2015
https://www.google.com/search?q=atividade+com+a+poesias+as+meninas&biw=1366&bih=653&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIrbOvmNr3xgIVzBOQCh3CjgIf#imgrc=oZaAxSmM13zeoM%3A Acesso em 26/05/2015.
http://www.painelcriativo.com.br/2014/08/25/como-fazer-lembrancinha-de-aniversario-canta-vento/ Acesso em 28/05/2015.
https://www.google.com.br/search?q=atividade+substantivos+proprios+e+comuns+2%C2%BA+ano&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=p-HqK6A9RdGpJM%253A%253B400%252FGRA.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fpedagogiaseculoxxi.blogspot.com%252F2011%252F04%252Fatividades-de-substantivos-proprios-e.html%3B400%3B382 Acesso em 26/05/2015.
SOUZA, Joanita Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza - - 3, ed. - - São
Paulo Editora do Brasil, 2009.
NORONHA, Maria Eduarda, 1957 – Sistema De Ensino Luz do Saber: Português – 1ª
série/ Maria Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares - Recife: Ed. Construir, 2004.
COLEÇÃO Poesias para crianças ecologia criação Ângela Finzetto, textos Evelyn
Heine, ilustrações Beto Vechi. Editora Brasileitura.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 02/06/2015
Plano
de aula: 02
Tema da aula: Geometria através do Tangram.
I –
Objetivos
I. 1 - Geral:
Compreender
a geometria de forma dinâmica, trabalhando o raciocínio espacial e analise e
comparação das figuras, utilizando-as na realização de atividades lógicas
mostrando que a matemática está presente no cotidiano e pode ser divertido
aprender.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar o triângulo, o quadrado, o
retângulo e o círculo;
·
Verificar a presença das formas nos
diversos espaços: escolar, casa e ruas;
·
Trabalhar a geometria com material
concreto;
·
Apresentar as figuras planas através do
Tangram;
·
Sensibilizar para conhecer a história da
sua cidade, reconhecendo-se como parte;
·
Identificar formas geométricas na bandeira
municipal.
II – Disciplinas: Matemática/
História.
III – Conteúdos: Formas
geométricas planas/ A história do município/ bandeira.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina, pai nosso, música Desperta e Eu tenho um aviso;
·
Sortear
os ajudantes do dia, chamadinha, calendário. Hino de Nova Fátima canto com
postura. Correção da tarefa de casa;
·
Momento
para gostar de ler com história contada O gato xadrez utilizando fantoches.
Fazer alguns questionamentos sobre a história lembrando que rima;
·
Conversa
informal estabelecendo combinados com as professoras estagiarias: Falar sobre o
cantinho lúdico;
·
O
momento de uso, só após o lanche;
·
O
cuidado com o material;
·
A
partilha como os colegas;
·
O
respeito à vez do outro e outros;
·
Apresentação
do tema da aula, questionando-os quais as formas planas, conhecimento prévio
dos alunos, na sala tem algumas formas, o que vemos pela cidade que tem forma
de triângulo, quadrado, círculo, retângulo e registrar no quadro o que foram
falando;
·
Apresentar
em slides a história o comboio das formas e fazer exploração oral da história;
·
Explorar
os nomes das formas, nas figuras trabalhar a quantidade de lados e vértices;
·
Apresentar
como faz o contorno para se fazer um quadrado, retângulo, retângulo e trapézio
como uso da régua, pois denomina-se linhas retas, para fazer ou o círculo ou o
semicírculo linhas curvas;
·
Atividade
no livro páginas 93, 94 e 95;
·
Correção;
·
Mais
um pouco de conversa sistematizada. “Agora a professora vai mostrar para vocês
outra forma de se trabalhar formas, vamos brincar de formar coisas, mas antes
vamos ver o que aconteceu há muito tempo na China;
·
Apresentação
do vídeo A lenda do Tangram, trabalhar oralmente a forma inicial do azulejo, o
que aconteceu/ Quantas partes se formou? Quantas peças de cada? Lembrando que
um quadrado se transforma em cinco triângulos sendo dois grandes, dois
pequenos, um médio e um trapézio;
·
Convidar
alguns alunos para que venham à mesa, para tentar formar um quadrado usando as
sete peças;
·
Solicitar
que recortem o seu tangram do anexo do livro e que usando a criatividade montem
a sua figura no caderno de desenho e produza uma frase;
·
Leitura
e exposição;
·
Para
saciar curiosidades vamos ter no cantinho lúdico da hora do recreio tangram,
dominó das formas geométricas, pois brincando também se aprende;
·
Lanche;
·
No
retorno um pouco de história conhecendo a minha cidade, hoje teremos uma
convidada especial para contar história, a vovó Filó já que faz muito tempo que
tudo aconteceu;
·
Contação
da história pela professora Neilza caracterizada de vovó, exploração da
história;
·
Apresentação
da Bandeira do município ressaltando as formas nela usada;
·
Atividade
escrita álbum Nova Fátima (escrita no quadro com leitura);
·
Anotações:
Responder livro de Matemática as páginas 97, 98 e 99. Atividade impressa,
Bandeira e significado;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Tangram em MDF;
·
Fantoche do Gato xadrez;
·
História do Gato xadrez;
·
Cola;
·
Dominó geométrico;
·
Formas geométricas;
·
E.V. A;
·
Caixas;
·
Câmara digital;
·
Vídeo;
·
Borracha;
·
Caderno de desenho;
·
Régua;
·
Lápis de escrever;
·
Piloto;
·
Lousa;
·
Xale;
·
Farinha de trigo;
·
Roupas para idosa;
·
Bolsa;
·
Calçado para idosa;
·
Óculos;
·
Bengala;
·
Livro didático;
·
Computador;
·
Braçadeiras para ajudantes do dia;
·
Impressora;
·
Data show;
·
Braçadeiras;
·
Bandeira;
·
Apagador;
·
Tangram para recorte;
·
Jogo das formas.
VI – Avaliação:
Acontecerá
através da participação individual e coletiva, organização, confecção das
figuras, produção de frases e leitura. Observando a participação e fixação do
assunto considerando a realização das atividades propostas. Organização,
confecção das figuras, história criada pelos alunos. Observar a participação de
cada criança e os desafios encontrados por elas, considerando a realização das
atividades propostas.
VII – Referências:
Sites:
http://despactando.blogspot.com.br/2013/11/recontando-uma-historia-com-tangram.html Acesso 30/05/2015
https://www.youtube.com/watch?v=Q-f_25aFtGk Acesso
30/05/2015.
http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br/Search/label/plano%20de%20 Acesso em
26/05/2015.
http://pt.slideshare.net/celianjos/o-comboio-das-formas Acesso em
26/05/2015.
http://www.youtube.com/watch?v=Q_f25aftGK Acesso em
26/05/2015.
ALFABETIZAÇÃO
MATEMÁTICA. A escola é nossa. Fábio Vieira, Jackson Ribeiro, Karina Pessôa. 2º ano.
PACTO NACIONAL
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Caderno 5 Geometria – Alfabetização
matemática.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 03/06/2015
Plano
de aula: 03
Tema da aula: O ambiente pede socorro!
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Desenvolver
ações voltadas para o cuidado com: O lixo, a água e o ar. Na busca de atitudes
conscientes com o meio ambiente.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar os principais problemas
ambientais;
·
Estimular as crianças para com os cuidados
com o ambiente;
·
Dialogar e criar formas alternativas de
ações para cuidar melhor do meio ambiente;
·
Analisar a escola e suas possíveis formas
de degradação ambiental;
·
Diferenciar a área rural da área urbana,
caracterizando vantagens e desvantagens para o ambiente.
II
– Disciplinas: Ciências / Geografia.
III
– Conteúdos: Desafios ambientais/ Degradação
ambiental na área rural e urbana.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina, oração silenciosa seguida do pai nosso; música Bom dia galera linda,
cantar o hino de Nova Fátima;
·
Sortear
os ajudantes do dia;
·
Chamadinha,
calendário e correção da tarefa de casa;
·
Momento
para gostar de ler. Leitura de poesias “Perigo na floresta, É a maior!
Pantanal... Uau";
·
Conversa
informal sobre a semana do meio ambiente, os cuidados que devemos ter com o
meio ambiente sabendo que somos corresponsáveis pelos danos;
·
Música
O lixo no lixo, cd faixa 01;
·
Sensibilização
com história usando fantoches “O lixo”, explanação sobre a história entendimento
dos alunos;
·
Aula
explicativa sobre os três “erres” e quanto eles são eficazes na diminuição da
degradação ambiental;
·
Visita
à cidade vendo os açudes, lixão (solicitar ônibus para um passeio na cidade).
As crianças deverão levar caderno para registrar o que veem na área urbana e
arredor da zona rural;
·
No
retorno escrita zona rural e urbana;
·
Apresentar
coletores da coleta seletiva dando a cor para cada tipo de lixo;
·
Listar
o que deve ser jogado em cada uma;
·
Cartaz
com reálias com tempo de decomposição do lixo no ambiente;
·
Conversa
sobre o porquê não ter aula amanhã dia 04/06 e também dia 05/06;
·
Responder
atividade impressa interpretação de texto e fazer correção;
·
Anotações:
Para casa atividades impressa Ciências e Geografia. Só haverá aula
Segunda-feira 08/06. Entrega da lembrancinha meio ambiente (viseira);
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Papel lustre nas cores da coleta seletiva;
·
Caixas de leite;
·
Computador;
·
Impressora;
·
Ônibus escolar para passeio ecológico;
·
História;
·
Fantoches;
·
Cd;
·
Som;
·
Livro didático;
·
Livro paradidático;
·
Caderno;
·
Lápis de escrever;
·
Cola;
·
Fralda descartável;
·
Tecido;
·
Chicle;
·
Apagador;
·
Borracha;
·
Espuma;
·
Isopor;
·
Garrafa pet;
·
Fita adesiva;
·
Piloto para quadro e papel;
·
Atividade impressa;
·
Papel ofício;
·
Sucatas;
·
Braçadeiras;
·
Lousa;
·
Papel metro;
·
Câmara digital.
VI – Avaliação:
Por
se tratar de um trabalho que necessita de ações continuas, e estes precisam ser
sensibilizados em todos os momentos, na tentativa de mudança de hábitos de uma
comunidade. Dar-se-á através do registro, oral e escrito.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.google.com/search?q=tempo+de+decomposi%C3%A7%C3%A3o+dos+materiais&tbm=isch&imgil=0eBkz8WUtFDF6M%253A%253BD_weNbZSxpBgCM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fmfcmamonas.no.comunidades.net%25252Ftabelas-tempo-de-decomposicao-do-lixo&source=iu&pf=m&fir=0eBkz8WUtFDF6M%253A%252CD_weNbZSxpBgCM%252C_&biw=1366&bih=653&usg=__x9l4vXzDliuIpYfTfgJKn7YVJFs%3D#imgrc=0eBkz8WUtFDF6M%3A&usg=__x9l4vXzDliuIpYfTfgJKn7YVJFs%3D Acesso em 02/06/2015.
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html Acesso em 02/06/2015.
http://prefeituradenovafatima.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html Acesso em 02/06/2015.
http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/05/zona-rural-e-urbana-atividades.html Acesso em 01/06/2015.
http://educacaoinfantilabasedosaber.blogspot.com.br/2010/11/texto-par-apresentação-teatral-com.html Aceso em 31/05/2015.
http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/2012/05/atividades-meio-ambiente.html Acesso em 31/05/2015.
MOTTA, Cristiane. Aprender juntos Ciências ensino fundamental/ Cristiane
Motta. – 3 ed. – São Paulo: Edições Sn, 2011 – (Aprender juntos).
CD datas comemorativas, cd III – Junho/
Julho.
CRIAÇÃO. Ângela Finzetto textos: Evelyn Heine
ilustrações Beto Vechi coleção poesias para crianças – Ecologia.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 08/06/2015
Plano
de aula: 04
Tema da
aula: Ele e Ela construindo
conhecimento.
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Promover
momentos artístico e lúdico de forma a desenvolver a expressão oral, a escrita
e a leitura na perspectiva de letramento.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar palavras masculinas e femininas;
·
Reconhecer a importância da letra (a) e
(o) antes das palavras;
·
Promover leitura e escrita;
·
Relacionar o substantivo masculino ao seu
respectivo substantivo feminino;
·
Definir o que é cartão postal;
·
Identificar possíveis cartões postais de
Nova Fátima;
·
Proporcionar momento de criação artística;
·
Desenvolver habilidades artísticas
através das formas geométricas.
II
– Disciplinas: Português/ Geografia.
III
– Conteúdos: Gênero do substantivo/ Cartão postal.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina, oração do pai nosso, música Desperta, chamadinha com música Olaria
de Deus, sortear ajudantes do dia e calendário;
·
Correção
da tarefa de casa (impressa de Ciências);
·
Momento
para gostar de ler com orações diárias para os pequeninos, leitura feita pelo
aluno;
·
Apresentação
do cartaz com o texto “Ele e Ela” (Hermínio Sargentim) com legenda;
·
Leitura
coletiva, trabalhar oralmente título, quantas linhas? Letra inicial maiúscula,
qual acontecimento? Onde aconteceu?
·
Conversa
sistematizando o assunto, exemplificando e mostrando a diferença, ressaltando o
(o) para homem e o (a) para mulher;
·
Leitura
coletiva: Grupo um (macho) e grupo dois (fêmea) palavras no quadro da gramática
pagina 86;
·
Dividir
a turma em duas equipes, entregar um baralho para que cada um encontre seus
respectivos pares;
·
Apresentar
a regra do jogo – Encontre o par, ler masculino e feminino. Ganha o jogo quem
encontrar todos os pares primeiro;
·
Encontrem
no cartaz os substantivos trabalhados de acordo com a legenda, um rico vermelho
feminino e um risco azul masculino;
·
Responder
gramática página 85 e corrigir;
·
Hino
municipal de Nova Fátima, leitura, canto, conversa, uso do dicionário e
atividade impressa;
·
Falar
de como se caracteriza um cartão postal. Para vocês Nova Fátima tem cartão
postal? Qual ou quais? Listar no quadro e fazer a leitura dos nomes;
·
Dinâmica
da cor, distribuir pedaços de papeis de quatro cores para formarmos quatro
equipes. Sendo que cada equipe receberá um cartaz com o desenho de cartões
postais de Nova Fátima e formas geométricas em E.V. A, para que façam belos
cartazes e produção de uma ou duas frases. (Incentivo à equipe que terminar
primeiro ganhará um prêmio.);
·
Momento
da apresentação. Falar sobre o cartaz, fazer leitura das frases e nome do
lugar;
·
Escrita
e desenho álbum Nova Fátima cartão postal, bandeira e brasão;
·
Anotações:
Responder gramática nas páginas 86, 87, 88 e atividade impressa do hino;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Livro didático;
·
Cartolina;
·
Cola;
·
Atividade impressa;
·
Dicionário;
·
Formas geométricas;
·
Lousa;
·
E. V. A;
·
Lápis de escrever;
·
Papel sulfite (verde, amarelo, rosa e roxo);
·
Hino de Nova Fátima;
·
Fotos dos cartões postais da cidade;
·
Gramática;
·
Lápis hidrocor;
·
Baralho do gênero;
·
Papel metro;
·
Piloto para papel;
·
Texto;
·
Braçadeiras;
·
Balas;
·
Braçadeiras;
·
Fita adesiva;
·
Apagador;
·
Câmara digital;
·
Jogos educativos;
·
Cartaz em E. V. A feminino e masculino;
·
Targetas com gênero do substantivo.
VI – Avaliação:
A
avaliação será de forma contínua e processual. Sendo analisada a oralidade, a
leitura, a escrita, participação, criatividade, agilidade e na desenvoltura das
atividades propostas. Para fixação do assunto e verificar a aprendizagem cartaz
Ele e Ela para que coloque as tarefas nos seus respectivos locais à medida que
cada criança coloque o masculino o outro colocará o feminino.
VII – Referências:
Sites:
SARGENTIM, Hermínio G. 1946 – Gramática básica: Língua portuguesa/ Hermínio
Sargentim. – 2. Ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. Bibliografia
ISBN 85-04-01035 – X (aluno). ISBN 85-04-01062-7 (professor) 1 português (ensino
fundamental) – Gramática. 2ª edição – São Paulo – 2006.
BRAGA, Márcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Márcia
Maria Villancci Braga; [Ilustrações Vanessa Villanacci Braga]. – São Paulo.
Rideel 2005.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
SOUZA, Joanita.
Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza - - ed. - - São Paulo Editora do
Brasil, 2009.
BAÚ do
professor, histórias e oficinas pedagógicas. Cláudia Miranda, Vanderci Castro.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria
Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 09/06/2015
Plano
de aula: 05
Tema da
aula: Agrupando de 10 em 10.
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Reconhecer os numerais naturais trabalhando as dezenas exatas de 10 em
10, bem como a sua representação e sua escrita com algarismos e por extenso.
Estimulando a fazer composição e decomposição dos números. Através do lúdico de
forma artística e concreta.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar as dezenas exatas até 90 no
sistema de numeração indo-arábico;
·
Realizar agrupamentos em dezenas;
·
Quantificar elementos de uma coleção
utilizando a estratégia de agrupamento;
·
Manusear ábaco;
·
Identificar os valores no quadro valor
lugar;
·
Reconhecer dezena como representação 10;
·
Conhecer um pouco da história política de
Nova Fátima;
·
Identificar quem são as autoridades em uma
cidade.
II
– Disciplinas: Matemática/ História.
III
– Conteúdos: Sistema de numeração decimal/ Linha do
tempo autoridades.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina: Oração da Sabedoria, seguida do pai nosso, leitura de um versículo
bíblico. Música Aos olhos do pai, Bom dia galera linda, chamada, calendário,
sorteio dos ajudantes do dia;
·
Correção
da tarefa de casa na gramática e impressa;
·
Momento
para gostar de ler com orações para os pequeninos feita por um aluno;
·
Apresentação
do cartaz sistema de numeração decimal, fazendo contagem de 10 em 10 até 100.
Sistematizar o assunto através do uso de reálias (canudos)
·
Dispor
canudos para que os alunos façam agrupamento. Escrita por extenso no quadro
leitura, uso do ábaco na medida em que a professora for falando os números,
representar no ábaco;
·
Utilizar
o quadro valor lugar distribuindo palitos de picolé no cartaz C. D. U. Números
através de ditado de números;
·
Explorar
composição e decomposição através da adição e subtração com caixa de
quantidades e cartaz;
·
Projeto
conhecendo minha cidade;
·
Cantar
hino municipal Nova Fátima;
·
Esticar
uma fita, ir contando a história política de Nova Fátima e colocando as fotos
com legendas formando a linha do tempo dos políticos que governaram até os dias
atuais;
·
Apresentar
ainda outros nomes de pessoas que são autoridades locais, PADRE, PASTOR,
PROFESSOR, DELEGADO, JUIZA e DIRETOR;
·
Trabalhar
leitura e escrita das palavras no quadro;
·
Fazendo
arte colagem com lantejoulas, cola gliter e fitas confeccionando o bolo de
aniversário de Nova Fátima.
·
Produzir
frases, leitura das frases e exposição;
·
Cantinho
lúdico jogos Tangram e formas geométricas, jogos já trabalhados;
·
Anotações:
Responder livro de Matemática nas páginas 104, 105, 106 e 107;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Livro didático;
·
Projeto minha cidade;
·
Fotos;
·
Câmara digital;
·
Fita;
·
Braçadeiras;
·
Caixa das quantidades;
·
Prendedores;
·
Impressora;
·
Computador;
·
Atividade impressa;
·
Lantejoulas;
·
Cola colorida;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Cola;
·
Reálias (carrinhos, bolas, gudes, reloginhos,
pentinhos e bonequinhas);
·
Caixas;
·
Canudos;
·
Livro de literatura infantil;
·
E. V. A;
·
Sulfite;
·
Lousa;
·
Ábaco;
·
Cartaz quadro valor lugar;
·
Pistola de cola quente;
·
Bastão;
·
Embalagem tetra pak;
·
Cartolina;
·
Papel cartão;
·
Copos descartáveis;
·
Palitos.
VI – Avaliação:
A
avaliação é processual e continua. Acontecerá através da participação,
comportamento, escrita e oralidade das crianças. Através do uso do ábaco,
quadro valor lugar, uso de reálias e agrupamento de 10 em 10.
VII – Referências:
Sites:
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html Acesso em 08/06/2015
http://novafatima-bahia.blogspot.com.br/2009/10/os-primeiros-governantes.html
Acesso em 08/06/2015
https://www.google.com/search?q=AMADO+PREFEITO+de+nova+fatima-bahia&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FxN2VfCRENHOsQTN9ICgAQ&ved=0CBwQsAQ&biw=1366&bih=627#imgrc=U7Xa8YQUeZR1xM%253A%3BDjn71ckvVwJqwM%3Bhttp%253A%252F%252Fgilsantosnoticias.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2015%252F04%252FPrefeitode-Nova-F%2525C3%2525A1tima-Amado-Cunha-amea%2525C3%2525A7a-renunciar-cargo-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fgilsantosnoticias.com%252Findex.php%252Farquivos%252F27659%3B300%3B199 Acesso em 08/06/2015.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
SANTOS, Fábio Vieira dos. A escola é nossa: alfabetização matemática, 2º
Ano/Fábio Vieira, Karina Alessandra Pessôa. – São Paulo: Scipione, 2011. –
(coleção a escola é nossa) Bibliografia. 1 Matemática (Ensino fundamental).
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia
Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo.
Rideel, 2005.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 10/06/2015
Plano
de aula: 06
Tema da
aula: Percorrendo os caminhos
conhecendo minha cidade.
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Abordar
por meio de uma análise geográfica dos caminhos que percorremos em nosso dia –
a dia. Observando as transformações antigas e recentes ocorridas em nossa
cidade.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar os elementos existentes no
caminho entre a moradia e a escola;
·
Desenvolver noções corporais e treinar a
lateralidade (direita e esquerda);
·
Analisar as paisagens e elementos
presentes no percurso de casa para a escola;
·
Diferenciar o elemento existente em um
espaço rural e urbano;
·
Estudar o mapa do município;
·
Compreender a importância da legenda na
leitura, interpretação e representações cartográficas;
·
Reconhecer mapa como gráfico.
II
– Disciplina: Geografia.
III
– Conteúdos: Os caminhos que percorremos/ Mapa – Povoados,
comunidades e cidades vizinhas.
IV
– Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina; Oração da sabedoria seguida do pai nosso. Músicas: O vento balançou,
Desperta, chamadinha, calendário e sorteio do ajudante do dia;
·
Correção
da tarefa de casa, atividade no livro de Matemática;
·
Momento
para gostar de ler orações diárias para pequeninos;
·
Entregar
caderno de desenho e pedir que desenhe o caminho que percorrem para chegar à
escola (com escrita dos elementos que compõem o caminho);
·
Escrita
dos elementos da área rural e urbana. Escrita no quadro com leitura;
·
Apresentar
o mapa de Nova Fátima, no mapa trabalhar localização de comunidades, povoados,
riachos, rios e BR;
·
Identificar
o limite territorial e as cidades vizinhas;
·
Falar
dos pontos cardeais através da localização com o próprio corpo. Relacionando a
cidade a cada ponto, trabalhar ainda direita e esquerda;
·
Música
para exercitar movimentos da lateralidade “O Senhor tem muitos filhos”;
·
Momento
do aprender brincando com caça ao tesouro;
·
Explanação
sobre as regras: A concentração, leitura e ajuda ao colega, pois será uma
disputa entre grupos. O grupo vencedor é quem encontrar o tesouro. (Alerta!
Para ganhar o jogo vocês precisam ler com atenção, para encontrar as próximas
pistas. O tesouro precisa ser dividido com os colegas.);
·
Anotações:
Responder livro de Matemática as páginas 108, 109, 110 e atividade impressa de
Geografia;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Livro didático de Geografia;
·
Atividade impressa;
·
Papel ofício;
·
Impressora;
·
Computador;
·
Braçadeiras;
·
Lápis;
·
Lousa;
·
Borracha;
·
Projeto minha cidade;
·
Mapa de Nova Fátima;
·
Fita adesiva;
·
Câmara fotográfica;
·
Caderno de desenho;
·
Lápis de cor;
·
Hidrocor;
·
Caixa;
·
Fita;
·
Cartolina;
·
Livro orações para pequeninos;
·
Envelope;
·
Tesouro;
·
Baú;
·
Moedas de chocolate;
·
Piloto para papel.
VI – Avaliação:
A
avaliação é processual e continua, e acontecerá através da oralidade, escrita,
desenho, participação, leitura e agilidade no desempenho das atividades
propostas para a aula.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.google.com/Search?q=POT%C3%830&source=Inns&tbm=Isch&sa=x&ei=xEN3Vb2HKMWeNVI6g4AJ&Ved= Acesso em 09/06/2015
https://www.google.com/search?q=PORT%C3%83O&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xEN3Vb2HKMWeNvi6g4AJ&ved=0CAgQ_AUoAg&biw=1366&bih=627#imgrc=LuM_DwAoZZN1VM%253A%3BQzt-6SQCs2uruM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F_3atFQpO0guQ%252FS_HCckqB5VI%252FAAAAAAAAAC0%252FTCEEFzsW52E%252Fs400%252Fport%2525C3%2525A3o%252Bde%252Bmetalon%252B30x50.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmontesiaoserralheria.blogspot.com%252F2010%252F05%252Fportao-de-metalon-30x50-18.html%3B400%3B300 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?q=PIA+PARA+LAVAR+AS+MAOS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=7UJ3VdD4Ooy0sAS_1YG4Cw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1366&bih=627#imgrc=LuQBeCNGRCtJ8M%253A%3BOJA94wBYZLFgmM%3Bhttps%253A%252F%252Frotaorganica.files.wordpress.com%252F2010%252F03%252Fagua-na-pia.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Frotaorganica.wordpress.com%252Fpage%252F2%252F%3B3648%3B2736 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?q=ESTANTE+COM+LIVROS&biw=1366&bih=627&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=IkV3Vd7CN4zNgwSVsIDABw&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=ESTANTE+DE+FERRO+COM+LIVROS&imgrc=AohJ90Tbb0Bh5M%253A%3BH1kh-xuek8G3_M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mushi-san.com%252Fgeladeira%252F2008%252F05%252F05%252Fpdm1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mushi-san.com%252Fgeladeira%252F2007%252F09%252F%3B600%3B1032 Acesso em 09/06/2015.
https://www.google.com/search?tbm=isch&tbs=rimg%3ACcbzev8kc2UkIjjuS2K5pMiGZx1qhbwfomEl9ONzLJdCAOLgk53DICXiG9qT80PFcE79YQXkrrATu9HYeoVzESLCxioSCe5LYrmkyIZnEexKFN7GNufhKhIJHWqFvB-iYSURzJP0n53ITbcqEgn043Msl0IA4hHTUzGSxcSR-ioSCeCTncMgJeIbEU-WxfgF8_1_1VKhIJ2pPzQ8VwTv0RzJP0n53ITbcqEglhBeSusBO70RH49rNzpd1eACoSCdh6hXMRIsLGEfRWgoLb_18o6&q=mesa+com+filtro+de+agua&ei=zGJ3VfXmAYWrgwTdxoOQBQ Acesso em 09/06/2015.
http://prefeituradenova.blogspot.com.br/20130601archive.html Acesso em 02/06/2015.
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia
Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo.
Rideel, 2005.
VIDAL, Wanessa Pires Garcia. A escola é nossa. Geografia, 2º ano Wanessa Pires
Garcia Vidal, Rogério Marinez. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola
é nossa). Bibliografia1. Geografia (Ensino fundamental) I.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria
Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 11/06/2015
Plano
de aula: 07
Tema da
aula: Os diferentes usos do “s”.
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Reconhecer
a importância do uso do (s) na formação do plural, buscando uma maior percepção
e concordância das palavras no uso das frases.
I. 2 - Específicos:
·
Classificar os substantivos quanto ao
gênero e ao número;
·
Reconhecer o emprego adequado do singular
e plural nas diferentes situações;
·
Identificar que singular é para uma coisa
e plural indica duas ou mais;
·
Identificar as terminações que formam
plural diferente;
·
Apontar algumas manifestações culturais,
incentivando a sua valorização;
·
Identificar os produtos que geram a
economia municipal de Nova Fátima.
II
– Disciplinas: Português/ História.
III
– Conteúdo: Número do substantivo/ Ortografia (s) e (ss)/ Manifestações
culturais.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”. Arrumar a sala em circulo;
·
Oração
espontânea seguida do pai nosso, músicas Bom dia galera linda, Desperta,
desperta! A pipoca, chamada, sorteio dos ajudantes do dia e calendário;
·
Correção
da tarefa de casa no livro de matemática e atividade impressa;
·
Momento
para gostar de ler com orações para os pequeninos feita por um aluno;
·
Sensibilização
para a aula, pedir que os alunos fiquem em círculo, cada aluno receberá metade
de um coração. No verso do coração terá uma palavra no singular ou plural. Vamos
cantar a música Quem está batendo na porta do seu coração? E ao final da canção
os alunos deverão encontrar sua metade. Todos se encontrando, retomar ao
círculo, aí um vai ler singular e o outro responde com o plural, dá um abraço,
retornar aos lugares até que aconteça com o último par. Finalizar com a música;
·
Ainda
em círculo colocar um texto fatiado no chão para que seja ordenado, em seguida
pedir para darem um titulo ao texto, fazer a releitura e fazer expressão oral
do texto;
·
Explicar
o assunto número do substantivo, falar do (s) e as terminações em r, z e es que
formam plural de modo diferente. Explorar com reálias singular nome de uma
coisa e plural varias coisas;
·
Solicitar
que encontrem no texto fatiado palavras no singular e no plural, registrar em
cartaz. Falas do uso nas frases;
·
Responder
gramática página 92 e corrigir;
·
Lanche;
·
Cantar
hino de Nova Fátima;
·
Conversa
informal sobre o processo que passa uma vila para se tornar cidade, ela precisa
ter muitos habitantes e uma economia, ou seja, que possa se sustentar. E Nova
Fátima durante muito tempo foi sustentada pela maior riqueza, “o ouro verde”
sisal, agricultura e pecuária. Elementos estes presentes na nossa bandeira
porem hoje, fracassou muito. Atualmente precisamos comprar alguns produtos
agrícolas entre outros, mas também já conseguimos vender outros produtos para
as nossas cidades vizinhas;
·
Listar
os nomes no quadro, leitura e reescrita na atividade álbum Nova Fátima;
·
Passar
slide com imagens de algumas manifestações culturais de Nova Fátima. Falar da
sua importância e a necessidade de ser valorizada. São tradições do município
cantigas de roda, samba de reis, Festa de aniversário da cidade e São João
antecipado, Lavagem do Bar Casa Velha, Cavalgada, Capoeira e Quadrilha Junina.
·
Listar
no quadro, leitura coletiva e escrita na atividade álbum Nova Fátima;
·
Se
o tempo permitir cantar algumas cantigas de roda;
·
Anotações:
Responder gramática nas páginas 88, 89 e 93. Atividade impressas ruas de Nova
Fátima.
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Livro didático gramática;
·
Internet;
·
Computador;
·
Impressora;
·
Música;
·
Corações;
·
E. V. A;
·
Cartolina;
·
Piloto para quadro;
·
Piloto para papel;
·
Reálias (carros, bolas, animais entre outros);
·
Texto fatiado;
·
Data show;
·
Notebook;
·
Caixas de som;
·
Braçadeiras;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Apagador;
·
Câmara digital;
·
Som;
·
Cd;
·
Lousa;
·
Extensão;
·
Papel ofício;
·
Slide.
VI – Avaliação:
A
avaliação é processual e continua e se dará através da participação, atenção,
oralidade, escrita e leitura das atividades propostas.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015.
https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.672461762789106.1073741839.604029539632329/762681027100512/?type=3&theater Acesso em
10/06/2015
https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.672461762789106.1073741839.604029539632329/729249637110318/?type=3&theater Acesso em
10/06/2015
https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.686980824670533.1073741840.604029539632329/686981678003781/?type=3&theater 10/06/2015
https://www.facebook.com/alphafotografias/photos/a.686980824670533.1073741840.604029539632329/686981251337157/?type=3&theater Acesso em
10/06/2015
https://www.google.com/search?q=manifesta%C3%A7%C3%B5es+culturais+em+nova+fatima+bahia&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMIlv637d6GxgIVRp6ACh3AQABV&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=lavagem+do+bar+casa+velha&imgrc=E_gDXDsEnG22zM%253A%3BcJAxIeUSF-KyQM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.jsertao.com%252FImagens%252Fnoticias%252520fotos%252FCasa%252520Velha%252520n%252520fattima%252F2009.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.jsertao.com%252FArquivos%252FEventos%252520festas%252FLavagem%252520do%252520casa%252520velha%2525202011.htm%3B496%3B372
Acesso
em 10/06/2015
https://www.google.com/search?q=sao+joao+em+nova+fatima+bahia&biw=1366&bih=627&tbm=isch&source=lnms&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMI4fusuuiGxgIVE-CACh21zgIO#imgrc=U9cFHaa3sixDUM%253A%3BfRLWBnJtlKBM2M%3Bhttp%253A%252F%252Fi.ytimg.com%252Fvi%252FTVR_0I7-zy8%252Fmqdefault.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.lajsiab.com%252FNUI3ajhXZ0JJc3cx%3B320%3B180
Acesso em 10/06/2015.
https://www.google.com/search?q=sao+joao+em+nova+fatima+bahia&biw=1366&bih=627&tbm=isch&source=lnms&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMI4fusuuiGxgIVE-CACh21zgIO#imgrc=yZIBHq1NIg5GzM%253A%3BfmD4MOmW_-6RKM%3Bhttps%253A%252F%252Fi.ytimg.com%252Fvi%252FtBhBIDI0xag%252Fhqdefault.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.doovi.com%252Fvideo%252Farraia-da-praca-2013-em-nova-fatima-forro%252FlMMDP4SZ7z8%3B480%3B360
Acesso em
10/06/2015.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=510552269078452&set=a.510550965745249.1073741840.100003710494797&type=3&theater
Acesso
em 10/06/2015.
https://www.google.com/search?q=manifesta%C3%A7%C3%B5es+culturais&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CCQQsARqFQoTCJW4y_jwhsYCFYuhgAodBsoAxg&biw=1366&bih=627#imgrc=EDztPanDj8LaAM%253A%3BF8iwfavVEmsfCM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogers.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F08%252Fboi-bumb%2525C3%2525A1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.blogers.com.br%252Fmanifestacoes-culturais-no-brasil%252F%3B560%3B318 Acesso em 10/06/2015.
http://www.quadroegiz.com/p_10.htm Acesso em 11/06/2015.
SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza – 3 ed. - - São
Paulo: Editora do Brasil, 2009. Obra em 5 v. para alunos do 1º ao 5º ano. 1
Português – Gramática (Ensino fundamental I).
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de emancipação
política.
BRAGA, Marcia Maria Villanacci. Orações diárias para os pequeninos/ Marcia
Maria Villanacci Braga. [ilustrações Vanessa villanacci Braga]. – São Paulo.
Rideel, 2005.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria
Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 12/06/2015
Plano
de aula: 08
Tema da aula: Conhecendo minha cidade (passa ou repassa).
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Reconhecer
a importância de saber a rua onde mora, diferenciando rua de avenida; E avaliar
os conhecimentos adquiridos através do trabalho com o Projeto conhecendo minha
cidade Nova Fátima, divertindo-se a valer.
I. 2 - Específicos:
·
Incentivar atitudes de preservação das
vias públicas;
·
Identificar as transformações que ocorrem
na rua onde moram ou em outras do lugar onde vivem;
·
Identificar a rua onde mora;
·
Diferenciar uma rua de uma avenida, viela
e travessa;
·
Avaliar os conhecimentos adquiridos sobre
Nova Fátima;
·
Proporcionar um momento lúdico e de
aprendizado.
II
– Disciplina: Geografia.
III
– Conteúdo: As ruas precisam de cuidados.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida” Arrumação da sala;
·
Atividade
de rotina, oração, pai nosso, músicas Hinos de Nova Fátima e Del Feliz,
chamada, calendário e sorteio dos ajudantes do dia;
·
Correção
da tarefa de casa impressa ruas e gramática;
·
Conversa
informal, vocês sabem o nome da rua que vocês moram? Sabem por que tem esse
nome? Quem é o morador mais idoso daquela rua? Falar das diferenças entre rua,
avenida, viela e travessa. Nomes das ruas em que cada um mora, escrita no
quadro para que reescrevam na atividade do álbum Nova Fátima;
·
Anotações:
Responder livro de Matemática páginas 113 e 114. Leitura no livro de Geografia
páginas 53, 54, 55 e responder página 56. Só haverá aula dia 16/06
(Terça-feira) devido à festa de aniversário da cidade e São João antecipado;
·
Conversa
sobre a atividade passa ou repassa com explicação de como ocorrerá e revisão
dos assuntos;
·
Dividir
a turma em duas equipes sendo que cada equipe será uma cor;
·
Distribuir
viseiras verdes e amarelas;
·
Escolher
um líder para cada grupo e cantar o grito de guerra;
·
A
professora pergunta, quem souber toca a sineta e responde, se errar recebe
tortada, acertando dá tortada no colega da outra equipe;
·
As
perguntas serão sobre os assuntos trabalhados sobre Nova Fátima;
·
Montar
quebra cabeça com frases;
·
Complete
o hino correto;
·
Perguntas
em anexo;
·
Cada
pergunta vale 10 pontos;
·
O
aluno cara limpa ganhará uma medalha;
·
Despedida;
·
Planejamento
semanal.
V – Recursos:
·
Pratos descartáveis coloridos;
·
Chantilly;
·
Batedeira;
·
E.V. A;
·
Viseiras;
·
Cartolina;
·
Quebra cabeça com frases;
·
Sineta;
·
Tesoura;
·
Caneta;
·
Hidrocor;
·
Piloto de quadro;
·
Câmara digital;
·
Cola;
·
Atividade impressa;
·
Elastec;
·
Braçadeiras;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Projeto conhecendo minha cidade;
·
Chocolates para premiação;
·
Medalha;
·
Lousa;
·
Bexiga.
VI – Avaliação:
A
mesma será através do jogo passa ou repassa onde utilizarão da oralidade,
movimentos corporais, escrita e leitura.
VII – Referências:
VIDAL, Wanessa Pires Garcia. A escola é nossa. Geografia, 2º ano Wanessa Pires
Garcia Vidal, Rogério Marinez. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola
é nossa). Bibliografia 1. Geografia (Ensino fundamental) I.
PROJETO Escolar Conhecendo minha cidade. Nova Fátima 26 anos de
emancipação política.
Tema da aula: O mundo no grau aumentativo e diminutivo.
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Proporcionar
momento de leitura forma lúdica afim que os alunos possam identificar e
classificar os substantivos quanto ao grau bem como reconhecer e valorizar as
tradições juninas.
I. 2 - Específicos:
·
Reconhecer o emprego adequado de
aumentativo e diminutivo nas diferentes situações cotidianas;
·
Conhecer o momento de uso do substantivo;
·
Identificar diminutivo para coisas
pequenas;
·
Identificar aumentativo para coisas
grandes;
·
Contar a origem da festa junina;
·
Reconhecer a época como momento de resgate
as tradições.
II
– Disciplinas: Português/ História.
III
– Conteúdos: Grau do substantivo/ Festa junina/ Comidas
e símbolos juninos.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina, oração espontânea seguida do pai nosso, músicas Aos olhos do pai,
Bom dia galera linda, chamada com a música chaminé, calendário e sorteio do
ajudante do dia;
·
Correção
da tarefa de casa no livro de Matemática e Geografia;
·
Momento
para gostar de ler com história contada (Advinha o quanto eu te amo);
·
Hora
da novidade, caixa que passa, passa, leitura, dispor a oralidade de forma
individual para apreciação do assunto;
·
Apresentação
do tema da aula, com sistematização dos três graus, falar das terminações e o
que indica com figuração, lápis, chave, bolas e caixas;
·
Leitura
do cartaz com o texto Xadrez (A televisão da bicharada, Sidônio Muralha);
·
Interpretação
oral explorando os personagens? Como eles eram? E puxar para o assunto. Se eles
percebem alguma diferença nas palavras em relação ao tamanho? Quais indicam
menor? Maior? Normal?
·
Apresentar
fichas com palavra, solicitar leitura, distribuir as mesmas, sendo que terá
algumas em branco;
·
Apresentar
cartaz com tabela, pedir para distribuir em seus devidos lugares e consultar os
colegas para fazer a escrita das que faltam;
·
Atividade
para fixação do assunto com pescaria do grau dos substantivos. Explicar como se
dará a brincadeira e eles deverão pescar seus respectivos trio normal,
diminutivo e aumentativo, cada um tem direito a duas jogadas caso consiga
encontrar os peixes paritário pesca uma próxima vez, caso não aconteça passa a
vez. Ganha quem mais formar trios;
·
Atividade
na Gramática página 96 e correção;
·
Lanche;
·
Conversa
informal sobre as Festas Juninas, contar um pouco da origem das Festas Juninas
de acordo com historiadores;
·
Falar
sobre as comidas típicas, tradições e símbolos juninos;
·
Apresentar
palitoches dos símbolos juninos e ir falando sobre cada um;
·
Dividir
a turma em duas equipes, entregar o cartaz com cruzadinha temática (comidas
típicas juninas, símbolos juninos) e fichas com letras para montarem os nomes.
A equipe deverá apresentar seus componentes, falar o tema, fazer leitura das
imagens e palavras;
·
Cantar
uma música junina (Mexe, mexe canjiquinha e A fogueira está queimando);
·
Exposição
dos trabalhos;
·
Livro
de português pagina 117 e 118, fazer leitura coletiva, interpretar, responder e
corrigir;
·
Anotações:
Responder gramática página 97, 98 e atividade impressa;
·
Despedida.
V – Recursos:
·
Cartolina;
·
Cola;
·
Papel sulfite;
·
Impressora;
·
Notebook;
·
Coquetéis infantis;
·
Revistas com historia em quadrinho;
·
Caixas;
·
Novidade;
·
Texto informativo “Origem da festa junina;
·
Bolas;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Braçadeiras;
·
Pescaria;
·
E. V. A;
·
Imã;
·
Palitos de churrascos;
·
Imagens juninas;
·
Máscaras;
·
Livro paradidático literatura infantil;
·
Papel ofício;
·
Cola;
·
Lápis hidrocor;
·
Régua;
·
Lousa;
·
Pincel atômico para quadro;
·
Pincel atômico para papel.
VI – Avaliação:
A
avaliação se dá de forma será continua e processual. Através da oralidade,
leitura, escrita e no desenvolvimento das atividades propostas.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-F4IFjdy59-o%2FT-pyt2CfLmI%2FAAAAAAAAulw%2FZrGMmaT-2GM%2Fs1600%2FAumentativo%252BDiminutivo%252BGrau%252Bdo%252BSubstantivo%252BGramatica%252BPort%252B%2816%29.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.atividadesedesenhos.com%2F2012%2F06%2Fgrau-do-substantivo-atividades.html&h=512&w=380&tbnid=wgbctxTRXb1W3M%3A&zoom=1&docid=-6qCNdQyvbsRFM&ei=VPh9VbW8AcfCggThiYG4BQ&tbm=isch&ved=0CDwQMygWMBZqFQoTCLW2wLOWkMYCFUehgAod4UQAVw
Acesso em 14/06/2015.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015
https://www.google.com/search?q=simbolos+juninos&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCNSO5byVk8YCFcSVDQodDJcAVw&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=simbolos+juninos+e+seus+significados&imgrc=bpTBEJ8B14nmDM%253A%3Bfu9DHgaNPgcEeM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.ibxk.com.br%252F%252F%252F2014%252F06%252F25%252F25091102199034.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.megacurioso.com.br%252Fdatas-comemorativas%252F44683-voce-conhece-a-origem-das-festas-juninas-saiba-isso-e-muito-mais.htm%3B1000%3B750 Acesso em 14/06/2014.
http://www.ceos.org.br/ceos/?tag=festa-junina
Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=pais+padres+e+noivos+da+quadrilha&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMI19CK9ZeTxgIVkYkNCh1JRgB9&biw=1366&bih=627#imgrc=NsDCG6vHef4n4M%253A%3BMD1J6bRYcKm8JM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fashionbubbles.com%252Ffiles%252F2012%252F05%252FQuadrilha-dos-Famosos-bx.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fashionbubbles.com%252Ffestas-tematicas%252Fjoo-2012-looks-noivas-caipiras-trajes-para-quadrilha-feminino-e-masculino%252F%3B579%3B389 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=pescaria+junina&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCI_IgZyYk8YCFYaNDQodlz4AIA&biw=1366&bih=627#tbm=isch&q=barraca+da+pescaria+junina&imgdii=YX0uHIqvWcKdDM%3A%3BYX0uHIqvWcKdDM%3A%3BspyRfCFUOXc6wM%3A&imgrc=YX0uHIqvWcKdDM%253A%3BPbexbzrznVYqfM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_KZuumkUGsCk%252FSluZsJpe_iI%252FAAAAAAAAAIY%252F5WvH1Fwj08E%252Fs320%252FDSC03477.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fescolamatildealtenhofem.blogspot.com%252F2009%252F07%252Ffesta-junina-da-escola-municipal.html%3B320%3B240 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=corrida+do+saci&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI4LHz3JmTxgIVBs-ACh27wACx&biw=1366&bih=627#imgrc=jOcwz4i95fzQaM%253A%3Bc506ZdFyUHbJ_M%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-YuFL5OXxJS8%252FUaXqIluDrjI%252FAAAAAAAAupc%252FW8ydA_oGADo%252Fs1600%252FDSC07400.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fblogescolaaconchego.blogspot.com%252F2013%252F05%252Frecreacao-brincadeira-corrida-do-saci.html%3B448%3B336 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=correio+elegante&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCOHn_LSbk8YCFUKhgAodSNgAbw&biw=1366&bih=627#imgrc=p93Ro9-VcYDZaM%253A%3BK58rz6zWSaDkJM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.recantodasletras.net%252F%253Fid%253D286659%2526maxw%253D568%2526maxh%253D1200%2526bgcolor%253DFFFFFF%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.kathleenlessa.prosaeverso.net%252Fvisualizar.php%253Fidt%253D1348361%3B330%3B383 Acesso em 14/06/2014.
https://www.google.com/search?q=quebra+pote&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCPih0fubk8YCFQiPDQodueYAag&biw=1366&bih=627#imgrc=FPa_d15VTd65CM%253A%3B49mGhva__l9svM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-ODwc-LAnvR0%252FTf1IiuUaPMI%252FAAAAAAAABkE%252F7Vc6Q8m6GxA%252Fs1600%252F100_3882.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fjsmacedo.blogspot.com%252F2011%252F06%252Fsao-joao-da-escolas-ponto-de-partida.html%3B1600%3B1200 Acesso em 14/06/2014.
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/história_festa_juninahtm Acesso em 11/06/2014.
http://alfabetizacaofbmaria.blogspot.com.br/ Acesso em 14/06/2014.
SOUZA, Joanita. Assim eu aprendo gramática/ Joanita Souza – 3 ed. - - São
Paulo: Editora do Brasil, 2009. Obra em 5 v. para alunos de 1º ao 5º ano. 1
Português – Gramática (Ensino fundamental) I.
SARGENTIM, Hermínio G, 1946 – Gramática básica língua portuguesa/ Hermínio
Sargentim – 2 ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
SAM MC Bratney, Sam.
Adivinha quanto eu te amo/ texto de Sam MC Bratney; Ilustrações de Anita Jeram,
[tradução Fernando Nuno]. – 3ª ed. – São Paulo; Editora UMF Martins Fontes,
2011. Título original: Gues how much I love you. 1 Literatura infanto juvenil.
PICOLÉ. Passa tempos educativos. Ediouro publicações de passa tempos e
multimídia LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 195 – ISSN 1679-1290 – 08/2011.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, O pequeno príncipe. Ediouro publicações de
lazer e cultura LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 255 – ISSN 1679-1290 –
2/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, carneiro.
Ediouro publicações de passa tempos e multimídia LTDA. Revistas coquetel
– Picolé nº 262 – ISSN 1679-1290 – 6/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, A aventura mais divertida da história. Ediouro publicações de lazer e cultura LTDA.
Revistas coquetel – Picolé nº 254 – ISSN 1679-1290 – 2/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, atitude saudável com todas as letras. Ediouro publicações de passa tempos e
multimídia LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 172 – ISSN 1679-1290 – 09/2010.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, Brasil. Ediouro publicações de passa tempos e
multimídia LTDA. Revistas coquetel – Almanaque de férias Picolé nº 28 – ISSN
1679-1290 – 06/2014.
PICOLÉ. Passa tempos educativos, Minhocas. Ediouro publicações de lazer e
cultura LTDA. Revistas coquetel – Picolé nº 250 – ISSN 1679-1290 – 12/2013.
SOUZA, Mauricio. Mônica, 11 histórias. Editora Mauricio de Souza, revista 43.
Coleção História.
Escola Municipal Pedro Paulo da
Silva
Professor (a): Zilda Maria
Pereira
Professor (es) estagiário (s):
Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: “A” Turno: Matutino Ano:
2º ano Data: 17/06/2015
Plano de aula: 10
Tema da aula: 100 ou um cento?
I
– Objetivos
I. 1 - Geral:
Identificar
o número natural 100 no sistema de numeração, compreendendo o significado de
centena, reconhecendo-o como um numeral de 3ª ordem.
.
I. 2 - Específicos:
·
Ler e escrever o número natural 100 no
sistema de numeração;
·
Representar o número 100 no quadro de
ordens e no ábaco;
·
Organizar quantidades até 100 em ordem
crescente de numeração;
·
Resolver situações-problema que envolva o
número 100;
·
Exercitar a escrita por extenso;
·
Comparar como se forma as centenas usando
ábaco x material dourado.
II
– Disciplina: Matemática.
III – Conteúdo: O
número 100/ Trabalhando subtração em situações problema.
IV – Metodologia:
·
“Saudação
e acolhida”;
·
Atividade
de rotina: Oração espontânea agradecendo a Deus pela dádiva de ter realizado
mais uma etapa, em seguida pai nosso, músicas Aprendendo a aprender, músicas
juninas, chamada, calendário e sorteio dos ajudantes do dia;
·
Correção
da tarefa de casa gramática e atividade impressa;
·
Momento para gostar de ler com história
contada Um super-herói de verdade com fantoche;
·
Apresentar
o tema da aula o número 100 – centena;
·
Apresentar
cartaz com o texto o! Seu lugar. Leitura do texto em plaquinhas como o quadro
valor lugar, convidar 4 alunos para segurar as plaquinhas;
·
Sistematização
do assunto mostrando no cartaz sistema de numeração decimal e fazer escrita por
extenso;
·
Ditado
de número decompor e compor no quadro valor lugar;
·
Exercitar
a fixação do assunto no ábaco e com uso do material dourado;
·
Responder
livro, atividade impressa e corrigir;
·
Um
pouco de conversa sobre a festa junina. É o encerramento do estágio vocês
gostaram?
·
Anotações:
Responder livro de Matemática páginas 119, 120 e atividade impressa junina.
·
Planejamento
semanal.
V – Recursos:
·
Livros didáticos;
·
História
·
Fantoches;
·
Papel ofício;
·
Atividade impressa;
·
Computador;
·
Cd;
·
Lousa;
·
Som;
·
Plaquinhas;
·
Ábaco;
·
Quadro valor lugar;
·
Material dourado;
·
Pincel para quadro;
·
Pincel atômico para papel;
·
Teatro;
·
Lápis;
·
Borracha.
VI – Avaliação:
A
avaliação acontecerá de forma processual e continua. Sendo analisadas as
atividades realizadas de forma oral, escrita e comportamental.
VII – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.ttcdn.co/media/i/product/25295-c04770a74e2249daa4acc383e00654f0.jpeg%253Fsize%253D2000&imgrefurl=http://objectosmisturados.tictail.com/product/%25C3%25A1rvore-de-l%25C3%25A1pis-pencils-tree&h=480&w=600&tbnid=5nzzA3ve2Q-2rM:&zoom=1&docid=mAE5Tc02jWzgFM&ei=PoJmVcyBC67hsASd9oLgCA&tbm=isch&ved=0CEYQMygjMCM Acesso em 27/05/2015
http://www.espaçcoprofessor.com/2014/03/pasta_de_atividades-sistema-de.html Acesso em 16/06/2015.
http://naurajane.blogspot.com.br/2011/05/festa-junina-atividades.html Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrr5005AmOdj7JoWjfpAC_yjVlB6MV3HfHSpULJBWR0NS4DNAHsDD7vHunHKYJ9xESLMVR7YMtbOGdFEXYg-I5bYCiBhAnIMHm4wJSQKodBkMY8oqY6xnzdOl_XYUqiA7ONdeuPpExru4H/s1600/festa%252Bjunina%252Batividade.jpg&imgrefurl=http://historiawilson.blogspot.com/2013/06/projeto-junino-para-10-dias-com.html&h=509&w=720&tbnid=4m91Gx6wwQRJwM:&zoom=1&docid=Hargb93hIisDDM&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CBwQMygAMABqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfYX0iI0a9YBuVXGFlR74Ms4YiX_silBeMUhC_AcQz8rkuZ5_CBFUSESWlPauL4p7VCOjE9irq5BHPK4r8gkZlgOKE5kV3F704pL3LYhLeqMPoNsY4Uu6a4yfM-fJAebZXDiNWNIZYZt_S/s1600/o%25252520bal%252525C3%252525A3o%25252520vai%25252520subindo%25255B1%25255D.jpg&imgrefurl=http://escolatonicosilva.blogspot.com/&h=512&w=357&tbnid=IpD1sFUhG9KY0M:&zoom=1&docid=VEqYLYgnFphT2M&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CFIQMygsMCxqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZNL_Vq-6z5ID7J-0gKejdjRIcj7m8l3FEYro6S5_zTSwNsviRJoBiZMRFt-7rGPdcNpgHMb1qM12s2DAf0acAX7XlbJF6ez3IDS4z6HGESj5RXbE8sGe9F0iep0VmpHByKx0teCh72hDH/s1600/Digitalizar0001.jpg&imgrefurl=http://formeduca-profmariadias.blogspot.com/2011/06/atividades-juninas.html&h=512&w=356&tbnid=XYZkzqHNIH25-M:&zoom=1&docid=LfZoyGQPpoWGtM&ei=qZ6AVb--J5ODgwSFyoboBQ&tbm=isch&ved=0CCcQMygLMAtqFQoTCP-2gKidlcYCFZPBgAodBaUBXQ Acesso em 16/06/2015.
http://www.espacoprofessor.com/2014/03/pasta-de-atividades-sistema-de.html Acesso em 16/06/2015.
http://4.bp.blogspot.com/-veNU2VxZsAY/UyodXc_crvI/AAAAAAAAjHY/gk5jX5akjSE/s1600/sistema-numera%C3%A7%C3%A3o-atividades.fquadro.jpg Acesso em 16/06/2015.
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrvalTEGif22uwAIganZ8rjpgImzTjsqPsKn-J3GOH94HOUX0XuiHSQX9GaWXlEGH2qMF5_O6DLhkZB0XrBHW_gg0yrFeZcwo_yiGRB2tltTsZPBqedVtD3O6uX3epDtTdV6k1DGYI7CM/s1600/Matematica%252B3%2525C2%2525B0%252Bano%252Bfundamental%252BAtividades%252Bexercicios%252B(148).jpg&imgrefurl=http://www.professorzezinhoramos.com/2014/11/atividades-matematica-3-ano-fundamental.html&h=800&w=573&tbnid=yYCuDkLBSIdsyM:&zoom=1&docid=mtosEZVqEhowuM&ei=HFSAVZOgMYakNv_3uOgO&tbm=isch&ved=0CIQBEDMoWzBbahUKEwiTntKb1pTGAhUGkg0KHf87Du0 Acesso em 16/06/2015.
http://www.4shared.com/all-images/KT75odAY/Matemtica.html?locale=tr Acesso em 16/06/2015.
http://4.bp.blogspot.com/-9QUI1aYeMLQ/UyodDcykrkI/AAAAAAAAjCQ/dGOnIP7eNeo/s1600/Formando+dezenas.jpg Acesso em 16/06/2015.
https://www.google.com.br/search?q=atividade+com+numero+100+para+2+ano+do+fundamental&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CB8QsARqFQoTCNqizO7klMYCFYvUgAodgZkAaQ#imgrc=Iq4FSNztXi2kJM%253A%3BTHCmraVF_nKw6M%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-8t1pDIBDxbg%252FUX_dn1vlN3I%252FAAAAAAAAUWs%252Ft3tZDXAwiH0%252Fs1600%252Fmatematica-adi%252B%2525C2%2525BA%252B%2525C3%2525BAo%252Bca%252B%2525C2%2525BAa%252Bresultados.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fjardimcoloridodatiasuh.blogspot.com%252F2013%252F04%252Fexercicios-de-matematica-para-o-3-ano.html%3B1145%3B1600 Acesso em 16/06/2015.
http://fabriciodaniela.blogspot.com.br/2008/06/apostilas-de-historias-para-fantoches.html Acesso em 16/06/2015.
NORONHA, Maria Eduarda, 1957. Sistema de Ensino Luz do Saber: Matemática – 1ª
série/ Maira Eduarda Noronha, Maria Luiza Soares – Recife: Ed. Construir, 2004.
1. Matemática 2. Matemática – Ensino Fundamental I. Soares, Maria Luiza, 1960.
// Título.
SANTOS, Fábio Vieira dos. A escola é nossa: alfabetização matemática 2º ano/
Fábio Vieira dos Santos, Jackson da Silva Ribeiro, Karina Alessandra Pessôa –
São Paulo: Scipione, 2001- - (coleção a escola é nossa) Bibliografia.
FESTAS na escola – Fundação Victor Civita 2004 – G4. Editora – São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário