quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Educação Infantil: Planos de aula



Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III Data: 04/08/2014


Plano de aula: 01

Tema da aula: Brincando com as vogais.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:
Reconhecer como se forma os encontros vocálicos, diferenciando um encontro do outro, bem como as situações em que são usados no cotidiano escolar e familiar.



I. 2 - Específicos:

·         Desenvolver o raciocínio lógico e concentração através do jogo da memória;
·         Identificar como se forma o encontro “UI”;
·         Revisar os encontros vocálicos trabalhados;
·         Praticar a memorização do encontro “UI” através de fantoches;
·         Desenvolver a leitura e a escrita do encontro “UI”.
·         Estimular a linguagem oral, o brincar, o ouvir e interagir nas atividades;
·         Identificar o mês de agosto como o mês em que se comemora o dia dos pais, ressaltando a importância dos valores familiares.
II – Conteúdo: Encontro vocálico “UI”

III – Metodologia

·         Acolhida: Apresentação e recepção dos estagiários;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, Homenzinho torto, Chaminé com distribuição dos crachás para os alunos, à medida que for cantando o nome da criança, chamar atenção para o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Escolha do ajudante do dia;
·         Música o sapo não lava o pé trocando as letras e substituindo pelas vogais (A, E, I, O, U);
·         Apresentar a vogal no dado e grafar na lousa chamando atenção para o nome de cada letra;
·         Conversa informal sobre as cinco amiguinhas, criar uma história para o encontro do “U” e do “I” através de fantoches;
·         Convidar os alunos para grafar na lousa a palavrinha “UI”;
·         Apresentar cartaz com palavras que contenha o encontro (FUI, LUIZ, VALQUIRES, LUIZA, MUITO, RUIM, PINÓQUIO e AQUI),
·         Leitura das palavras, chamar atenção para a primeira letra de cada palavra, pedir para as crianças pintarem o encontro “UI” nas palavras;
·         Relembrar os encontros trabalhados (AI, OI, AU e EU);
·         Atividade impressa do encontro “UI”;
·         Revisão dos encontros trabalhados com o jogo da memória;
·         Orientar os alunos a guardarem o jogo utilizado após brincar e lembrar que em casa também tem quer guardar;
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Escovar os dentes;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·         Cantar a música do papai, rodinha para conversa sistematizada sobre o mês de agosto, informar que é o mês do dia dos pais, comemorado sempre no segundo domingo e esse ano será no dia dez.
·         Na rodinha, apresentar um saco surpresa contendo o livro Pinóquio, contar a historia, fazendo gestos e dando ênfase à fala dos personagens, conversa sobre a obediência, ressaltar que não devemos mentir e devemos cultivar a honestidade, perguntar qual o nome do criador de Pinóquio? Quando Pinóquio falava mentira o que acontecia com seu nariz? Gepeto era o papai de quem?
·         Cantar a música do papai;
·         Confeccionar cartaz com as marcas das mãos das crianças;
·         Identificar as marquinhas;
·         Lavar as mãos;
·         Despedida com entrega da lembrança.

IV – Recursos

·         Tinta guache;
·         Crachá;
·         Papel sulfite;
·         Fantoche das vogais “U” e “I”;
·         Dado das vogais;
·         Papel metro;
·         Cartolina;
·         Papel cartão;
·         Jogo da Memória;
·         Piloto;
·         Avental;
·         Literatura infantil;
·         Saco surpresa;
·         Lápis;
·         Atividade impressa;
·         Caderno;
·         Música;
·         Tapete de emborrachado
·         Borracha.

V - Avaliação

A avaliação será através de observações individual e coletiva, participação dos alunos nas atividades propostas, oralidade, leitura e escrita.                                    
VI - Referências
Sites:




Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III Data: 05/08/2014


Plano de aula: 02

Tema da aula: Jogando, brincando e aprendendo.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:
Identificar os numerais, quantificar e registrar com números e objetos, estabelecendo relação entre si reconhecendo o seu uso no contexto social através da ludicidade.



I. 2 - Específicos:

·         Trabalhar contagem e recitação de números até 10;
·         Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
·         Identificar o número 6 e as quantidades;
·         Brincar expressando sentimentos e pensamentos;
·         Estimular o raciocínio lógico;
·         Desenvolver a concentração;
·         Apresentar o uso social do número através do jogo com dados e boliche;
·         Apresentação do numeral 6;
II – Conteúdo: numeral 6.

III – Metodologia:

·         Acolhida;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, Homenzinho torto, Cristo fez os peixes, o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Escolha do ajudante do dia;
·         Apresentar a boneca Mariana;
·         Musica para trabalhar quantidade, (Viva Mariana);
·         Contar as crianças, as mochilas e os cadernos.
·         Apresentar o numeral “6”;
·         Associar o número a quantidade;
·         Desenhar o numeral 6 no chão, pedir que cada criança ande por cima dele fazendo as voltas referentes ao numeral;
·         Fazer com os alunos bolinha de papel crepom;
·         Desenhar o numeral 6 no caderno de desenhos para colar pequenas bolinhas de papel crepom;
·         Jogo do boliche: cada garrafa estará caracterizada por um número, a criança jogara a bola e pegara a quantidade de objetos na caixa das quantidades a partir do número informado na garrafa que esta derrubou;
·         Jogo do encaixe com número e quantidade;
·         Atividade impressa do numeral 6;
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Escovar os dentes;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·         Orientar a tarefa de casa que será no caderno;
·         Cantar a música do papai;
·         Rodinha de conversa sobre o que o papai gosta de fazer, onde passear, o nome, profissão, aonde vai com o papai?
·         Listar o nome dos pais;
·         Explorar a primeira e a ultima letra dos nomes dos pais;
·         Apresentar fichas com o nome dos pais, entregar a cada criança o nome do seu respectivo pai, leitura, circular as vogais, montar o cartaz em forma de camisa;
·         Acrescentar na música coisas que o papai gosta de fazer de acordo o que as crianças citaram na rodinha de conversa;
·         Cantar a música imitando o papai;
·         Fazer as marquinhas do pé da criança e confeccionar um cartaz que será exposto na festa do dia dos pais;
·         Despedida.

IV – Recursos:

·         Cantinho da matemática;
·         Dados com número e quantidade;
·         Caixa das quantidades;
·         Jogo boliche de garrafas;
·         Atividade impressa;
·         Caderno de desenho;
·         Tinta guache;
·         Reálias: carrinhos, bolinhas, bolsinhas, tampinhas de garrafa pet, bolsinhas, pentes e relógios;
·         Giz;
·         Papel crepom;
·         Letra de musicas infantis;
·         Jogo do encaixe;
·         Crachá;
·         Piloto;
·         Avental;
·         Lápis;
·         Caderno;
·         Música;
·         Borracha.

V - Avaliação

A avaliação será feita através da interação dos alunos com o que foi proposto na aula.                                   
VI - Referências
Sites:




Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III Data: 06/08/2014


Plano de aula: 03

Tema da aula: As frutas e sua importância.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:

Propiciar aos alunos a oportunidade de conhecerem mais uma das estações do ano e valorizar a importância das frutas para uma alimentação saudável, com destaque para as frutas típicas da nossa região.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar as características básicas da estação outono;
·         Explorar os nomes das frutas;
·         Exemplificar tipos de frutas, cores, formas e tamanhos;
·   Sensibilizar os alunos para a necessidade de consumir vários tipos de frutas, indispensáveis ao crescimento.
·         Desenvolver a oralidade e a percepção.
II – Conteúdo: O outono.

III – Metodologia:

·         Acolhida;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, Cristo fez os peixes, A formiguinha, o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Escolha dos ajudantes do dia;
·         Conversa sistematizada sobre o outono;
·         Exposição de algumas frutas da região;
·         Degustação de algumas frutas, onde cada criança poderá experimentar a que ela quiser;
·         Listar no quadro nome de frutas que os alunos mais gostam, explorando as vogais, a primeira e a última letra de cada nome;
·         Realizar atividade impressa;
·         Revisão das quatro estações;
·         Música as quatro estações de Patati e Patata;
·         Mini desfile sobre as quatro estações;
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·         Cantar a música para o papai (Meu coração é para ti papai);
·         Leitura do versinho para o papai;
·         Pintura coletiva das vogais;
·         Confecção do cartão recado individual para o papai;
·         Montar o cartaz correio do papai;
·         Orientar a tarefa de casa que será impressa;
·         Momento de guardar as atividades na bolsa (individual);
·         Despedida.

IV – Recursos:

·         Cantinho das frutas;
·         Atividade impressa;
·         Folhas secas;
·         Flores naturais;
·         Cesta;
·         Roupas e adereços de cada estação;
·         Letra de músicas infantis;
·         Crachá;
·         Petisqueira;
·         Piloto;
·         Avental;
·         Lápis;
·         Cartão celular impresso;
·         Envelope;
·         DVD;
·         Datashow;
·         Sala de vídeo;
·         Lápis de cor;
·         Música;
·         Borracha.

V – Avaliação:     
A avaliação será continua e processual de acordo as atividades desenvolvidas.   
VI – Referências:
Sites:
Escolares, Projetos. Educação Infantil. Editora On Line. Ano2 – Nº 15.




Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III Data: 07/08/2014


Plano de aula: 04

Tema da aula: As mudanças do tempo.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:
Compreender as mudanças do clima, os riscos e benefícios causados em cada situação.
.

I. 2 - Específicos:

·         Diferenciar as mudanças do tempo;
·         Identificar os acessórios e objetos utilizados nos dias de sol e nos dias de chuva;
·         Identificar os perigos e os benefícios na exposição ao sol, à chuva e os cuidados que devemos ter;
·         Identificar os benefícios da chuva para as plantas, as pessoas e os animais;
·         Desenvolver a coordenação motora.
II – Conteúdo: O sol e chuva.

III – Metodologia:

·         Acolhida;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, a formiguinha, meu pintinho amarelinho, chamadinha, o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Escolha do ajudante do dia;
·         Musica Ping, ping cai à chuva no telhado;
·         Conversa sistematizada sobre o sol e a chuva utilizando o cantinho dos respectivos temas;
·     Listar objetos que usamos nos dias de sol e nos dias de chuva (PROTETOR SOLAR, GUARDA CHUVA, CAPA, CHAPEU, OCULOS, VISEIRA);
·         Explorar as vogais, primeira e ultima letra das palavras, a letra “P”;
·         Convidar os alunos para circular a letra “P” nas palavras;
·         Revisar os encontros vocálicos contidos nas palavras;
·         Contar as letras das palavras;
·         Atividade impressa;
·         Raspar papéis;
·         Chuva com papeis rasgados;
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·          
·         Despedida;
·         Planejamento.

IV – Recursos:

·         Cantinho do sol;
·         Cantinho da chuva;
·         Óculos de sol;
·         Protetor solar;
·         Protetor solar labial;
·         Chapéu;
·         Capa de chuva;
·         Viseira;
·         Cola;
·         Revistas;
·         Atividade impressa;
·         TNT;
·         Canga;
·         Algodão;
·         Livros;
·         Teatro com fantoches;
·         Letra de músicas infantis;
·         Crachá;
·         Piloto;
·         Avental;
·         Lápis;
·         Música;
·         Borracha.

V – Avaliação:     
A avaliação será processual e continua de acordo as atividades propostas.
VI – Referências:
Sites:




Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III Data: 12/08/2014


Plano de aula: 05

Tema da aula: Estudante estude com alegria.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:
Sensibilizar as crianças para a importância de ser estudante, estimulando-os a prosseguir seus estudos como meio de conseguir um futuro melhor.
.

I. 2 - Específicos:

·         Reconhecer-se como estudante;
·         Identificar os benefícios de ser estudante;
·         Sensibilizar para os direitos e deveres do estudante;
·         Identificar o prazer e a alegria em estudar;
·     Exercitar e desenvolver o raciocínio lógico por meio de atividades que estimulem o aluno a pensar;
·         Identificar relações de quantidades;
II – Conteúdo: Data comemorativa, dia do estudante e numeral 6.

III – Metodologia:

·         Acolhida;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, A formiguinha, Meu pintinho amarelinho, chamadinha com a música Olaria de Deus, escolha do ajudante do dia, o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Como foi o final de semana? Como foi o feriado?;
·         Música estudante;
·         Conversa sistematizada sobre o dia do estudante;
·         Levar a música em cartaz, leitura e canto.
·         Chamar os alunos para circularem a letra “E”, pintar de vermelho a letra “A”, pintar de azul a letra “I”, fazer um risco na letra “O”, pintar de amarelo a letra “U”.
·         Colocar legenda no cartaz;
·         Explorar as vogais;
·         Confeccionar cartaz coletivo com fotos de estudantes;
·         Tarefa no caderno;
·         Tarefa impressa;
·         Música para o recreio;
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·         Escovar os dentes;
·         Revisão dos numerais de 1 a 6, com contagem relacionando o numeral a quantidade;
·         Orientar a tarefa de casa;
·         Atividade impressa;
·         Guardar atividade na bolsa;
·         Jogo do encaixe;
·         Momento da diversão no parquinho e algodão doce;
·         Entrega da lembrança dia dos estudantes;
·         Despedida.

IV – Recursos:

·         Lápis;
·         Jogos de encaixe;
·         Atividade impressa;
·         Atividade no caderno;
·         Cola;
·         Papel metro;
·         Tesoura;
·         Quadro;
·         Livros;
·         Revistas;
·         Livros;
·         Piscina de bolinhas;
·         Algodão doce;
·         Pula pula;
·         Borracha.

V – Avaliação:     
A avaliação será processual e continua de acordo a realização das atividades propostas.
VI – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fthumbs.dreamstime.com%2Fz%2Fface-do-ovo-8005985.jpg&imgrefurl= Acesso em 03/08/2014.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_-na6IyQD_6g%2FTCD3VdmZ_sI%2FAAAAAAAADdc%2Fz0kOqrNLWws%2Fs1600%2FApostila%252Bnumeros%252Bursino%252B6.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fmeustrabalhospedagogicos.blogspot.com%2F2010%2F06%2Fapostila-matematica-ursinhos-de-0-9 Acesso em 03/08/2014.




Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de Oliveira
Turma: Infantil III  Data: 18/08/2014


Plano de aula: 06

Tema da aula: Festival de nomes.


I – Objetivos

I. 1 - Geral
:
Treinar a escrita e apropriação do nome das crianças, identificando nos mesmos os encontros vocálicos trabalhados.
.

I. 2 - Específicos:

·         Identificar o próprio nome;
·         Reconhecer que existem outras letras além das vogais na formação das palavras (ex: nome);
·         Treinar a escrita do nome das crianças;
·         Identificar os encontros vocálicos contidos nos nomes das crianças;
·         Associar à imagem a expressão (encontros vocálicos).
II – Conteúdo: O nome das crianças e revisão dos encontros vocálicos.

III – Metodologia:

·         Acolhida;
·         Rotina, oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão, tomatinho vermelho, a formiguinha, meu pintinho amarelinho, chamadinha, calendário, como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·         Escolha do ajudante do dia;
·         Pedir para os alunos identificarem na chamadinha os nomes dos ajudantes;
·         Música a canoa virou citando o nome dos alunos com entrega do crachá;
·         Grafar no quadro o nome de cada criança;
·         Explorar a primeira letra dos nomes no quadro, pedir para as crianças identificarem no seu crachá, contagem das letras e registro no quadro;
·         Chamar os alunos para circular os encontros vocálicos contidos nos nomes;
·         Orientar os alunos a montarem o seu nome usando o alfabeto móvel com o apoio das fichas;
·         Escrita do nome (atividade impressa);
·         Lavar as mãos;
·         Lanche;
·         Intervalo;
·         Escovar os dentes;
·         Música para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·         Reapresentar os encontros vocálicos (AU, EU, UI, OI e AI);
·         Jogo da pescaria com encontros vocálicos;
·         Explorar os encontros vocálicos associando a imagem ao encontro pescado;
·         Jogo da memória com os encontros vocálicos;
·         Jogo com caixas de fosforo, onde o aluno irá ordenar as letras de acordo a imagem do encontro;
·         Orientar a atividade de casa que será no caderno;
·         Atividade impressa dos encontros;
·         Despedida.

IV – Recursos:

·         Atividade impressa;
·         Jogo da pescaria;
·         EVA;
·         Crachá;
·         Piloto;
·         Avental;
·         Lápis;
·         Música;
·         Ficha com imagem;
·         Ficha com nomes;
·         Caixa de fosforo;
·         Alfabeto móvel;
·         Fichas dos encontros;
·         Jogo da memória;
·         Borracha.

V – Avaliação:     
A avaliação será processual e continua de acordo as atividades propostas.
VI – Referências:
Sites:
Garcia, Walkíria Angélica Passos.
Manual do Contador de Histórias / Walkíria Angélica Passos Garcia... (et al.); ilustrador Osório Garcia. – Belo Horizonte, 2003.
...p. : il. ; 28 cm. (Baú do Contador de Histórias).







Nenhum comentário:

Postar um comentário