Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data: 04/08/2014
Plano de aula: 01
Tema
da aula: Brincando com as vogais.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Reconhecer como se forma os encontros
vocálicos, diferenciando um encontro do outro, bem como as situações em que são
usados no cotidiano escolar e familiar.
I. 2 - Específicos:
·
Desenvolver o raciocínio lógico e
concentração através do jogo da memória;
·
Identificar como se forma o encontro “UI”;
·
Revisar os encontros vocálicos trabalhados;
·
Praticar a memorização do encontro “UI”
através de fantoches;
·
Desenvolver a leitura e a escrita do
encontro “UI”.
·
Estimular a linguagem oral, o brincar, o ouvir
e interagir nas atividades;
·
Identificar o mês de agosto como o mês em
que se comemora o dia dos pais, ressaltando a importância dos valores
familiares.
II –
Conteúdo: Encontro vocálico “UI”
III
– Metodologia
·
Acolhida:
Apresentação e recepção dos estagiários;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O
sabão, Homenzinho torto, Chaminé com distribuição dos crachás para os alunos, à
medida que for cantando o nome da criança, chamar atenção para o dia, data, como
esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos
faltaram?
·
Escolha
do ajudante do dia;
·
Música
o sapo não lava o pé trocando as letras e substituindo pelas vogais (A, E, I,
O, U);
·
Apresentar
a vogal no dado e grafar na lousa chamando atenção para o nome de cada letra;
·
Conversa
informal sobre as cinco amiguinhas, criar uma história para o encontro do “U” e
do “I” através de fantoches;
·
Convidar
os alunos para grafar na lousa a palavrinha “UI”;
·
Apresentar
cartaz com palavras que contenha o encontro (FUI, LUIZ, VALQUIRES, LUIZA,
MUITO, RUIM, PINÓQUIO e AQUI),
·
Leitura
das palavras, chamar atenção para a primeira letra de cada palavra, pedir para
as crianças pintarem o encontro “UI” nas palavras;
·
Relembrar
os encontros trabalhados (AI, OI, AU e EU);
·
Atividade
impressa do encontro “UI”;
·
Revisão
dos encontros trabalhados com o jogo da memória;
·
Orientar
os alunos a guardarem o jogo utilizado após brincar e lembrar que em casa
também tem quer guardar;
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Escovar
os dentes;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
Cantar
a música do papai, rodinha para conversa sistematizada sobre o mês de agosto,
informar que é o mês do dia dos pais, comemorado sempre no segundo domingo e
esse ano será no dia dez.
·
Na
rodinha, apresentar um saco surpresa contendo o livro Pinóquio, contar a
historia, fazendo gestos e dando ênfase à fala dos personagens, conversa sobre
a obediência, ressaltar que não devemos mentir e devemos cultivar a honestidade,
perguntar qual o nome do criador de Pinóquio? Quando Pinóquio falava mentira o
que acontecia com seu nariz? Gepeto era o papai de quem?
·
Cantar
a música do papai;
·
Confeccionar
cartaz com as marcas das mãos das crianças;
·
Identificar
as marquinhas;
·
Lavar
as mãos;
·
Despedida
com entrega da lembrança.
IV
– Recursos
·
Tinta guache;
·
Crachá;
·
Papel sulfite;
·
Fantoche das vogais “U” e “I”;
·
Dado das vogais;
·
Papel metro;
·
Cartolina;
·
Papel cartão;
·
Jogo da Memória;
·
Piloto;
·
Avental;
·
Literatura infantil;
·
Saco surpresa;
·
Lápis;
·
Atividade impressa;
·
Caderno;
·
Música;
·
Tapete de emborrachado
·
Borracha.
V - Avaliação
A avaliação será através de observações individual
e coletiva, participação dos alunos nas atividades propostas, oralidade,
leitura e escrita.
VI - Referências
Sites:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/cartazes-com-juncoes-de-vogais.html Acesso em 30/07/2014.
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/jogo-da-memoria-dos-encontros-vocalicos.html Acesso em 30/07/2014
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/lindas-atividades-com-juncoes-de-vogais.html Acesso em 30/07/2014.
https://www.google.com.br/search?q=situa%C3%A7%C3%B5es+em+que+usamos+o+encontro+vocalico+ui&client=firefox-a&hs=jIP&rls=org.mozilla:pt-BR: Acesso em 31/07/2014.
Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data: 05/08/2014
Plano de aula: 02
Tema
da aula: Jogando, brincando e aprendendo.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Identificar
os numerais, quantificar e registrar com números e objetos, estabelecendo
relação entre si reconhecendo o seu uso no contexto social através da
ludicidade.
I. 2 - Específicos:
·
Trabalhar contagem e recitação de números
até 10;
·
Desenvolver a percepção e a coordenação
motora;
·
Identificar o número 6 e as quantidades;
·
Brincar expressando sentimentos e
pensamentos;
·
Estimular o raciocínio lógico;
·
Desenvolver a concentração;
·
Apresentar o uso social do número através
do jogo com dados e boliche;
·
Apresentação do numeral 6;
II –
Conteúdo: numeral 6.
III
– Metodologia:
·
Acolhida;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O
sabão, Homenzinho torto, Cristo fez os peixes, o dia, data, como esta o tempo?
Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·
Escolha
do ajudante do dia;
·
Apresentar
a boneca Mariana;
·
Musica
para trabalhar quantidade, (Viva Mariana);
·
Contar
as crianças, as mochilas e os cadernos.
·
Apresentar
o numeral “6”;
·
Associar
o número a quantidade;
·
Desenhar
o numeral 6 no chão, pedir que cada criança ande por cima dele fazendo as
voltas referentes ao numeral;
·
Fazer
com os alunos bolinha de papel crepom;
·
Desenhar
o numeral 6 no caderno de desenhos para colar pequenas bolinhas de papel crepom;
·
Jogo
do boliche: cada garrafa estará caracterizada por um número, a criança jogara a
bola e pegara a quantidade de objetos na caixa das quantidades a partir do
número informado na garrafa que esta derrubou;
·
Jogo
do encaixe com número e quantidade;
·
Atividade
impressa do numeral 6;
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Escovar
os dentes;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
Orientar
a tarefa de casa que será no caderno;
·
Cantar
a música do papai;
·
Rodinha
de conversa sobre o que o papai gosta de fazer, onde passear, o nome,
profissão, aonde vai com o papai?
·
Listar
o nome dos pais;
·
Explorar
a primeira e a ultima letra dos nomes dos pais;
·
Apresentar
fichas com o nome dos pais, entregar a cada criança o nome do seu respectivo
pai, leitura, circular as vogais, montar o cartaz em forma de camisa;
·
Acrescentar
na música coisas que o papai gosta de fazer de acordo o que as crianças citaram
na rodinha de conversa;
·
Cantar
a música imitando o papai;
·
Fazer
as marquinhas do pé da criança e confeccionar um cartaz que será exposto na
festa do dia dos pais;
·
Despedida.
IV
– Recursos:
·
Cantinho da matemática;
·
Dados com número e quantidade;
·
Caixa das quantidades;
·
Jogo boliche de garrafas;
·
Atividade impressa;
·
Caderno de desenho;
·
Tinta guache;
·
Reálias: carrinhos, bolinhas, bolsinhas, tampinhas
de garrafa pet, bolsinhas, pentes e relógios;
·
Giz;
·
Papel crepom;
·
Letra de musicas infantis;
·
Jogo do encaixe;
·
Crachá;
·
Piloto;
·
Avental;
·
Lápis;
·
Caderno;
·
Música;
·
Borracha.
V - Avaliação
A avaliação será feita através da
interação dos alunos com o que foi proposto na aula.
VI - Referências
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fthumbs.dreamstime.com%2Fz%2Fface-do-ovo-8005985.jpg&imgrefurl= Acesso em
03/08/2014.
Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data: 06/08/2014
Plano de aula: 03
Tema
da aula: As frutas e sua importância.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Propiciar
aos alunos a oportunidade de conhecerem mais uma das estações do ano e
valorizar a importância das frutas para uma alimentação saudável, com destaque
para as frutas típicas da nossa região.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar as características básicas da
estação outono;
·
Explorar os nomes das frutas;
·
Exemplificar tipos de frutas, cores,
formas e tamanhos;
· Sensibilizar os alunos para a necessidade
de consumir vários tipos de frutas, indispensáveis ao crescimento.
·
Desenvolver a oralidade e a percepção.
II –
Conteúdo: O outono.
III
– Metodologia:
·
Acolhida;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão,
Cristo fez os peixes, A formiguinha, o dia, data, como esta o tempo? Quantos
somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·
Escolha
dos ajudantes do dia;
·
Conversa
sistematizada sobre o outono;
·
Exposição
de algumas frutas da região;
·
Degustação
de algumas frutas, onde cada criança poderá experimentar a que ela quiser;
·
Listar
no quadro nome de frutas que os alunos mais gostam, explorando as vogais, a
primeira e a última letra de cada nome;
·
Realizar
atividade impressa;
·
Revisão
das quatro estações;
·
Música
as quatro estações de Patati e Patata;
·
Mini
desfile sobre as quatro estações;
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
Cantar
a música para o papai (Meu coração é para ti papai);
·
Leitura
do versinho para o papai;
·
Pintura
coletiva das vogais;
·
Confecção
do cartão recado individual para o papai;
·
Montar
o cartaz correio do papai;
·
Orientar
a tarefa de casa que será impressa;
·
Momento
de guardar as atividades na bolsa (individual);
·
Despedida.
IV
– Recursos:
·
Cantinho das frutas;
·
Atividade impressa;
·
Folhas secas;
·
Flores naturais;
·
Cesta;
·
Roupas e adereços de cada estação;
·
Letra de músicas infantis;
·
Crachá;
·
Petisqueira;
·
Piloto;
·
Avental;
·
Lápis;
·
Cartão celular impresso;
·
Envelope;
·
DVD;
·
Datashow;
·
Sala de vídeo;
·
Lápis de cor;
·
Música;
·
Borracha.
V – Avaliação:
A
avaliação será continua e processual de acordo as atividades desenvolvidas.
VI – Referências:
Sites:
Escolares, Projetos. Educação Infantil. Editora On
Line. Ano2 – Nº 15.
Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data: 07/08/2014
Plano de aula: 04
Tema
da aula: As mudanças do tempo.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Compreender
as mudanças do clima, os riscos e benefícios causados em cada situação.
.
I. 2 - Específicos:
·
Diferenciar as mudanças do tempo;
·
Identificar os acessórios e objetos
utilizados nos dias de sol e nos dias de chuva;
·
Identificar os perigos e os benefícios na
exposição ao sol, à chuva e os cuidados que devemos ter;
·
Identificar os benefícios da chuva para as
plantas, as pessoas e os animais;
·
Desenvolver a coordenação motora.
II –
Conteúdo: O sol e chuva.
III
– Metodologia:
·
Acolhida;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão,
a formiguinha, meu pintinho amarelinho, chamadinha, o dia, data, como esta o tempo?
Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·
Escolha
do ajudante do dia;
·
Musica
Ping, ping cai à chuva no telhado;
·
Conversa
sistematizada sobre o sol e a chuva utilizando o cantinho dos respectivos
temas;
· Listar
objetos que usamos nos dias de sol e nos dias de chuva (PROTETOR SOLAR, GUARDA
CHUVA, CAPA, CHAPEU, OCULOS, VISEIRA);
·
Explorar
as vogais, primeira e ultima letra das palavras, a letra “P”;
·
Convidar
os alunos para circular a letra “P” nas palavras;
·
Revisar
os encontros vocálicos contidos nas palavras;
·
Contar
as letras das palavras;
·
Atividade
impressa;
·
Raspar
papéis;
·
Chuva
com papeis rasgados;
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
·
Despedida;
·
Planejamento.
IV
– Recursos:
·
Cantinho do sol;
·
Cantinho da chuva;
·
Óculos de sol;
·
Protetor solar;
·
Protetor solar labial;
·
Chapéu;
·
Capa de chuva;
·
Viseira;
·
Cola;
·
Revistas;
·
Atividade impressa;
·
TNT;
·
Canga;
·
Algodão;
·
Livros;
·
Teatro com fantoches;
·
Letra de músicas infantis;
·
Crachá;
·
Piloto;
·
Avental;
·
Lápis;
·
Música;
·
Borracha.
V – Avaliação:
A
avaliação será processual e continua de acordo as atividades propostas.
VI – Referências:
Sites:
http://educrianca.blogspot.com.br/2013/02/educacao-infantil-fenomenos-naturais.html Acesso em 03/08/2014.
Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data: 12/08/2014
Plano de aula: 05
Tema
da aula: Estudante estude com alegria.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Sensibilizar
as crianças para a importância de ser estudante, estimulando-os a prosseguir
seus estudos como meio de conseguir um futuro melhor.
.
I. 2 - Específicos:
·
Reconhecer-se como estudante;
·
Identificar os benefícios de ser
estudante;
·
Sensibilizar para os direitos e deveres do
estudante;
·
Identificar o prazer e a alegria em
estudar;
· Exercitar e desenvolver o raciocínio
lógico por meio de atividades que estimulem o aluno a pensar;
·
Identificar relações de quantidades;
II – Conteúdo:
Data comemorativa, dia do estudante e numeral 6.
III
– Metodologia:
·
Acolhida;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão,
A formiguinha, Meu pintinho amarelinho, chamadinha com a música Olaria de Deus,
escolha do ajudante do dia, o dia, data, como esta o tempo? Quantos somos?
Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos faltaram?
·
Como
foi o final de semana? Como foi o feriado?;
·
Música
estudante;
·
Conversa
sistematizada sobre o dia do estudante;
·
Levar
a música em cartaz, leitura e canto.
·
Chamar
os alunos para circularem a letra “E”, pintar de vermelho a letra “A”, pintar
de azul a letra “I”, fazer um risco na letra “O”, pintar de amarelo a letra
“U”.
·
Colocar
legenda no cartaz;
·
Explorar
as vogais;
·
Confeccionar
cartaz coletivo com fotos de estudantes;
·
Tarefa
no caderno;
·
Tarefa
impressa;
·
Música
para o recreio;
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
Escovar
os dentes;
·
Revisão
dos numerais de 1 a 6, com contagem relacionando o numeral a quantidade;
·
Orientar
a tarefa de casa;
·
Atividade
impressa;
·
Guardar
atividade na bolsa;
·
Jogo
do encaixe;
·
Momento
da diversão no parquinho e algodão doce;
·
Entrega
da lembrança dia dos estudantes;
·
Despedida.
IV
– Recursos:
·
Lápis;
·
Jogos de encaixe;
·
Atividade impressa;
·
Atividade no caderno;
·
Cola;
·
Papel metro;
·
Tesoura;
·
Quadro;
·
Livros;
·
Revistas;
·
Livros;
·
Piscina de bolinhas;
·
Algodão doce;
·
Pula pula;
·
Borracha.
V – Avaliação:
A
avaliação será processual e continua de acordo a realização das atividades
propostas.
VI – Referências:
Sites:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fthumbs.dreamstime.com%2Fz%2Fface-do-ovo-8005985.jpg&imgrefurl=
Acesso em 03/08/2014.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F_-na6IyQD_6g%2FTCD3VdmZ_sI%2FAAAAAAAADdc%2Fz0kOqrNLWws%2Fs1600%2FApostila%252Bnumeros%252Bursino%252B6.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fmeustrabalhospedagogicos.blogspot.com%2F2010%2F06%2Fapostila-matematica-ursinhos-de-0-9
Acesso em 03/08/2014.
http://www.amomatematicainfantil.blogspot.com.br/
Acesso em 03/08/2014.
Escola / Creche: Escola Creche Chapeuzinho Vermelho
Professor (a): Rita de Fátima
Professor (es) estagiário (s): Joana Angélica e Neilza de
Oliveira
Turma: Infantil III Data:
18/08/2014
Plano de aula: 06
Tema
da aula: Festival de nomes.
I – Objetivos
I. 1 - Geral:
Treinar
a escrita e apropriação do nome das crianças, identificando nos mesmos os
encontros vocálicos trabalhados.
.
I. 2 - Específicos:
·
Identificar o próprio nome;
·
Reconhecer que existem outras letras além
das vogais na formação das palavras (ex: nome);
·
Treinar a escrita do nome das crianças;
·
Identificar os encontros vocálicos
contidos nos nomes das crianças;
·
Associar à imagem a expressão (encontros
vocálicos).
II –
Conteúdo: O nome das crianças e revisão dos encontros vocálicos.
III
– Metodologia:
·
Acolhida;
·
Rotina,
oração: Bom dia papai do céu, Pai nosso, músicas: Bom dia galera linda, O sabão,
tomatinho vermelho, a formiguinha, meu pintinho amarelinho, chamadinha, calendário,
como esta o tempo? Quantos somos? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos
faltaram?
·
Escolha
do ajudante do dia;
·
Pedir
para os alunos identificarem na chamadinha os nomes dos ajudantes;
·
Música
a canoa virou citando o nome dos alunos com entrega do crachá;
·
Grafar
no quadro o nome de cada criança;
·
Explorar
a primeira letra dos nomes no quadro, pedir para as crianças identificarem no
seu crachá, contagem das letras e registro no quadro;
·
Chamar
os alunos para circular os encontros vocálicos contidos nos nomes;
·
Orientar
os alunos a montarem o seu nome usando o alfabeto móvel com o apoio das fichas;
·
Escrita
do nome (atividade impressa);
·
Lavar
as mãos;
·
Lanche;
·
Intervalo;
·
Escovar
os dentes;
·
Música
para relaxar (Quando eu chego do recreio);
·
Reapresentar
os encontros vocálicos (AU, EU, UI, OI e AI);
·
Jogo
da pescaria com encontros vocálicos;
·
Explorar
os encontros vocálicos associando a imagem ao encontro pescado;
·
Jogo
da memória com os encontros vocálicos;
·
Jogo
com caixas de fosforo, onde o aluno irá ordenar as letras de acordo a imagem do
encontro;
·
Orientar
a atividade de casa que será no caderno;
·
Atividade
impressa dos encontros;
·
Despedida.
IV
– Recursos:
·
Atividade impressa;
·
Jogo da pescaria;
·
EVA;
·
Crachá;
·
Piloto;
·
Avental;
·
Lápis;
·
Música;
·
Ficha com imagem;
·
Ficha com nomes;
·
Caixa de fosforo;
·
Alfabeto móvel;
·
Fichas dos encontros;
·
Jogo da memória;
·
Borracha.
V – Avaliação:
A
avaliação será processual e continua de acordo as atividades propostas.
VI – Referências:
Sites:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/jogo-da-memoria-dos-encontros-vocalicos.html Acesso em 30/07/2014
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/lindas-atividades-com-juncoes-de-vogais.html Acesso em 30/07/2014.
Garcia, Walkíria Angélica
Passos.
Manual do Contador de Histórias
/ Walkíria Angélica Passos Garcia... (et al.); ilustrador Osório Garcia. – Belo
Horizonte, 2003.
...p. : il. ; 28 cm. (Baú do
Contador de Histórias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário